Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/761
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
priscilaaraujorocha.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Friedrich, Denise Barbosa de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773733Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Munari, Denize Bouttelet-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767054Y3pt_BR
dc.contributor.referee2Horta, Natália de Cássia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4168004H9pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Edna Aparecida Barbosa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706091H2pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Maria das Dores de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768547Y2pt_BR
dc.creatorRocha, Priscila Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4469161Y2pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T12:43:54Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-02-26T12:43:54Z-
dc.date.issued2014-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/761-
dc.description.abstractEducational groups of this study area have the main role in Primary Health Care of bringing information related to the health-disease process to the population’s attention. Such activity fosters autonomy and enables the exchange of experience. The nursing professional has in the actions of health education the center of their professional practice, and moreover has excelled in the preparation and execution of those groups. For this reason, nurses have been considered the main agents in group activities. This research aims to analyze the context of nursing practice in primary health care through educational groups. This is a descriptive qualitative study under the framework of dialectical hermeneutics method. A total of fifteen nurses acted as the investigation subjects and the data collection was made by means of using the technique of semi-structured interviews. The ethical aspects followed the regulations present in Resolution 196/96 of the National Board of Health. Data analysis was done in the light of dialectical hermeneutics. The results obtained indicate that the groups are acting accordingly to the regulations for specific pathologies determined by the Ministry of Health, except for a few that did not suit such specifications. Significant changes related to the method used by the nurses were noticed. They have adopted a more active methodology which has lead the participants to question more, making them aware of the processes involved. However, difficulties such as the lack of training on all aspects involving the group process and group dynamics were detected. This research may contribute with theoretical reflections and practices in relation to the activity with educational groups, support for the process of training, and the evaluation of the nursing work process in Primary Health Care.pt_BR
dc.description.resumoOs grupos educativos na Atenção Primária à Saúde desempenham um papel fundamental levando ao conhecimento da população as informações referentes ao processo saúde-doença. Essas são consideradas ferramentas que favorecem a autonomia e proporcionam a valorização do sujeito e a troca de experiência. O enfermeiro tem nas ações de educação em saúde o centro da sua prática profissional, e vem se destacando na elaboração e execução desses grupos. Dessa forma, é considerado o principal agente nas atividades grupais. A pesquisa tem como objetivo analisar o contexto da prática dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde por meio dos grupos educativos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa sob o referencial da hermenêutica dialética enquanto método. Os sujeitos do estudo foram 15 enfermeiros e a coleta de dados foi realizada utilizando a técnica de entrevista semiestruturada, sendo os aspectos éticos realizados conforme a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde em vigor no momento da submissão ao Comitê. A análise de dados foi feita à luz da hermenêutica dialética. Os resultados obtidos apontam que os grupos realizados seguem as normativas do Ministério da Saúde, denominadas por patologias específicas e poucos foram os grupos divergentes no tangente a essa classificação. Verificam-se mudanças substanciais iniciais no método de condução pelos profissionais, que adotaram metodologias mais participativas com uma tendência do uso da problematização. Os enfermeiros revelaram que exercem um papel primordial nos grupos, porém ainda falta capacitação sobre todos os aspectos que envolvem o processo grupal e a dinâmica de grupo. O presente estudo poderá contribuir com reflexões teóricas e práticas em relação à atividade, com grupos educativos, subsidiando o processo de formação profissional e a avaliação do processo de trabalho dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEstrutura de grupopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectGroup structurept_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleA prática dos grupos educativos por enfermeiros na atenção primária à saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.