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dc.contributor.advisor1Firme, Vinícius de Azevedo Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201458J7pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Luckas Sabioni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279240A9pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Hilton Manoel Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758047U6pt_BR
dc.creatorAlmeida, Leonardo Alexandrino de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334926Z2pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T14:48:38Z-
dc.date.available2018-09-25-
dc.date.available2018-10-04T14:48:38Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7595-
dc.description.abstractThis research analyze the effect of the education, associated to human capital, on the per capita income growth of the municipalities of the southeastern region of Brazil, from 2000 to 2010. We sought to improve the economics’ growth understanding, especially related to the effects of education. In order to get efficient and unbiased results, spatial dependence and heterogeneity were incorporated into the models estimated using the techniques proposed by spatial econometrics. The results reveal that ignoring spatial effects would generate overestimated effects of education on economic growth. In addition, models with spatial regimes indicate that the total impact of education would be more likely to be high in regions with high fixed capital stock, belonging to the São Paulo State, with a population with less than five thousand or more than one million inhabitants and that show above-average economic growth. The worst results would be found in those regions belonging to the Espírito Santo and Rio de Janeiro States, which are exporters, with a population between five thousand and one million inhabitants, with a substantial level of rainfall and high inequality of income.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o efeito do fator educação, associado ao capital humano, sobre o crescimento da renda per capita dos municípios da região sudeste do Brasil, no período de 2000 a 2010. Buscou-se aprimorar a compreensão da dinâmica do crescimento econômico, especialmente, em relação aos efeitos da educação. A fim de obter resultados eficientes e não enviesados, a dependência e a heterogeneidade espaciais foram incorporadas aos modelos estimados por meio das técnicas propostas pela econometria espacial. Os resultados revelam que ignorar os efeitos espaciais induziria a estimativas superestimadas do efeito da educação no crescimento econômico. Ademais, os modelos com regimes espaciais indicam que o impacto total da educação teria maior probabilidade de ser alto em regiões com elevado estoque de capital fixo, pertencentes ao Estado de São Paulo, com população inferior a cinco mil habitantes ou superior a um milhão e que apresentam crescimento econômico acima da média. Os piores resultados seriam obtidos nas regiões pertencentes aos Estados do Espirito Santo e Rio de Janeiro, exportadoras, com população entre cinco mil e um milhão de habitantes, elevado nível de precipitação pluviométrica e elevada desigualdade de renda.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrescimento Regionalpt_BR
dc.subjectCapital Humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Economicaspt_BR
dc.titleImpacto do capital humano no crescimento regional: um estudo sobre os municípios do sudeste brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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