Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7594
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinecristinacamposassunção.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Peixoto, Aline Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4362608T0pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Marconi Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400441T8pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Elizangela Lourdes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245642U0pt_BR
dc.creatorAssunção, Aline Cristina Campos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8466531H6pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T14:47:42Z-
dc.date.available2018-09-20-
dc.date.available2018-10-04T14:47:42Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7594-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA contabilidade é uma ciência antiga que se iniciou de forma manuscrita, passando para a forma informatizada, e hoje já chega a ser realizada de forma digital, a exemplo do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. O SPED é uma ferramenta criada pelo Governo Brasileiro a fim de facilitar o cumprimento das obrigações acessórias e unificar todas as informações em um único banco de dados, de forma a cruzar dados e integrar as três esferas do Governo. Com essa nova era digital que tem surgido, espera-se que os profissionais de contabilidade estejam se atualizando e preparados para atuarem com este novo sistema, sendo que esta preparação deve ocorrer desde a formação dos alunos na universidade. Diante disto, a pesquisa teve como objetivo verificar qual a percepção que os alunos do curso de ciências contábeis da UFJF-GV têm a respeito do conhecimento que possuem sobre SPED. Para que o objetivo fosse cumprido, foi aplicado um questionário aos alunos. O questionário contém 23 questões e a amostra foi de 63,6% do total de alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis da UFJF-GV. Através de uma análise estatística foi possível concluir que de forma geral, os alunos consideram seus conhecimentos baixo, porém, este conhecimento vai aumentando conforme vão avançando nos períodos do curso. Concluiu-se também que a maioria dos alunos se consideram despreparados para atuarem com SPED no mercado de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSPEDpt_BR
dc.subjectConhecimento. Estudantes Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectUFJF-GVpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
dc.titlePercepção dos graduandos de Ciências Contábeis da UFJF/GV sobre o SPEDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons