https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7594
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alinecristinacamposassunção.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Aline Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4362608T0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Marconi Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400441T8 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Elizangela Lourdes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245642U0 | pt_BR |
dc.creator | Assunção, Aline Cristina Campos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8466531H6 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T14:47:42Z | - |
dc.date.available | 2018-09-20 | - |
dc.date.available | 2018-10-04T14:47:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7594 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A contabilidade é uma ciência antiga que se iniciou de forma manuscrita, passando para a forma informatizada, e hoje já chega a ser realizada de forma digital, a exemplo do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. O SPED é uma ferramenta criada pelo Governo Brasileiro a fim de facilitar o cumprimento das obrigações acessórias e unificar todas as informações em um único banco de dados, de forma a cruzar dados e integrar as três esferas do Governo. Com essa nova era digital que tem surgido, espera-se que os profissionais de contabilidade estejam se atualizando e preparados para atuarem com este novo sistema, sendo que esta preparação deve ocorrer desde a formação dos alunos na universidade. Diante disto, a pesquisa teve como objetivo verificar qual a percepção que os alunos do curso de ciências contábeis da UFJF-GV têm a respeito do conhecimento que possuem sobre SPED. Para que o objetivo fosse cumprido, foi aplicado um questionário aos alunos. O questionário contém 23 questões e a amostra foi de 63,6% do total de alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis da UFJF-GV. Através de uma análise estatística foi possível concluir que de forma geral, os alunos consideram seus conhecimentos baixo, porém, este conhecimento vai aumentando conforme vão avançando nos períodos do curso. Concluiu-se também que a maioria dos alunos se consideram despreparados para atuarem com SPED no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | SPED | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento. Estudantes Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | UFJF-GV | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title | Percepção dos graduandos de Ciências Contábeis da UFJF/GV sobre o SPED | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License