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dc.contributor.advisor1Thomaz, Fernanda do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Marcos Vinicius Santos Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719590T6pt_BR
dc.creatorFerraz, Eduardo Augusto Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8287742Z6pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-01T19:34:45Z-
dc.date.available2018-09-12-
dc.date.available2018-10-01T19:34:45Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7585-
dc.description.abstractThis work aims at studying the witchcraft accusations registered in northern Mozambique (Niassa province) during the colonial period. We intend to understand the correlation between such accusations and the social conflicts, especially the ones related to disputes over power inside the local relationship matrix. This study will make it possible to structure the social history of the Ajáua people. Based on the transcribed reports, we may comprehend the symbolic logic of their language, their “view of the world” and also how the witchcraft discourse is framed in that view. We will see that the witchcraft is related to the discourse of power. It reproduces the hierarchy and the dominance relations present in their society and relationship matrix. The frequent accusations may reveal much broader issues. According to most sources, political strategies and rivalries are the main motivations for witchcraft accusations. From this point of view, the witchcraft discourse is seen as an instrument, a tool whereby individuals seek legitimacy to justify their actions and the crimes they commit. We are able to verify that the witchcraft discourse is the means by which the rivalries emerge, motivated by revenge feelings, disputes over power or the acquisition of economic goods.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a estudar as acusações de feitiçaria registradas na região norte de Moçambique (distrito do Niassa), durante o período colonial. Pretendemos entender a relação entre essas acusações e os conflitos sociais, principalmente com as disputas pelo poder dentro da estrutura de parentesco local. O estudo nos possibilitará realizar uma história social dos Ajáuas. Através dos relatos transcritos em depoimentos podemos tentar compreender as lógicas simbólicas de sua linguagem, seu “entendimento de mundo” e também como o discurso de feitiçaria se enquadra nela. Veremos que a feitiçaria dialoga com o discurso de poder. Ela reproduz a hierarquia e as relações de dominação presentes na sociedade e na estrutura de parentesco. As frequentes acusações podem-nos revelar questões muito mais amplas. Estratégias políticas e rivalidades são, na maioria das fontes, as principais motivações das acusações de feitiçaria. Sob este ponto de vista, o discurso de feitiçaria aparece como um instrumento, uma ferramenta através da qual os indivíduos buscam legitimidade para justificar suas ações e crimes cometidos. Podemos verificar que o discurso da feitiçaria atua como um meio pelo qual rivalidades enraizadas em sentimentos de vingança, disputas pelo poder ou aquisição de bens econômicos emergem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeitiçariapt_BR
dc.subjectRelações de parentescopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectAjáuaspt_BR
dc.subjectWitchcraftpt_BR
dc.subjectRelationship matrixpt_BR
dc.subjectMozambiquept_BR
dc.subjectAjáua peoplept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleCrimes e acusações de feitiçaria entre os Ajáuas, debruçando sobre processos criminais coloniais 1920 a 1940pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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