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dc.contributor.advisor1Bezerra, Cristina Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792006P8pt_BR
dc.contributor.referee1Villas Bôas, Rafael Litvin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762317U9pt_BR
dc.contributor.referee2Batistoni, Maria Rosângela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777067D1pt_BR
dc.creatorLima, Rafaella Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8783738Y9pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T12:39:47Z-
dc.date.available2016-02-16-
dc.date.available2016-02-26T12:39:47Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/754-
dc.description.abstractThis dissertation is proposed to recognize the possibility of an effective building of a culture and therefore an art that is formulated from a national-popular perspective in terms of gramscian concepts. To do this we chose to understand and analyze the experience of producing Popular Video by Audiovisual Brigade of Via Campesina, seeking to define the importance of this production to the process of policy formation and hence for social struggles guided by social movements that compose it. This study sets, therefore, as an approximation of the relationship between artistic and intellectual manifestations and the process of formation of class consciousness, where we challenge ourselves to understand how art can be part of building a new society project in that it has the potential power to unravel the contradictions present in this in which we live. It's a job, at first, of a theoretical nature, in that we use Marxists benchmarks to understand the culture and art in capitalist society, even as we devote ourselves to the gramscian categories that are part of our analytical tool and also about the construction of social thought and mainly of cultural formation of Brazil. It is also permeated by an investigative contribution, in that, to get to the systematic study of production in contemporary times, we traverse a path that embraces the worldwide experience of a cinema that was linked to social struggles and the construction of such approximation in the Brazilian reality. Whatleads usto critical reflection about the production of the popular video by Brigade Via Campesina, we seek to draw some considerations with regard to the field of creation , language and technical aspects in order to identify what is the most characteristic of these productions that will contribute to building an aesthetic and narrative own, as well as linking these artistic elements with the formation of conscience .pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como proposta reconhecer a possibilidade de construção efetiva de uma cultura e, consequentemente, de uma arte que seja formulada a partir de uma perspectiva nacional-popular, nos termos da concepção gramsciana. Para tanto, escolhemos conhecer e analisar a experiência de produção de Vídeo Popular pela Brigada de Audiovisual da Via Campesina, buscando delimitar a importância dessa produção para o processo de formação política e, consequentemente, para as lutas sociais pautadas pelos movimentos sociais que a compõem. Este estudo se configura, portanto, como uma aproximação acerca da relação entre as manifestações artísticas e intelectuais e o processo de formação da consciência de classe, em que nos desafiamos a compreender de que forma a arte pode ser parte da construção de um novo projeto de sociedade na medida em que tem força potencial para desvendar as contradições presentes nesta em que vivemos. É um trabalho, num primeiro momento, de natureza teórica, na medida em que utilizamos referenciais marxistas para compreender a cultura e a arte na sociedade capitalista; assim como nos dedicamos às categorias gramscianas que são parte de nosso instrumento analítico e também à construção acerca do pensamento social e principalmente da formação cultural brasileira. É também perpassado por um aporte investigativo, na medida em que, para chegar ao estudo mais sistemático da produção na contemporaneidade, percorremos um caminho que abarca as experiências mundiais de um cinema que esteve vinculado às lutas sociais e ainda a construção dessa aproximação na realidade brasileira. O que nos encaminha para uma reflexão crítica acerca da produção de vídeo popular pela Brigada da Via Campesina, em que buscamos traçar algumas considerações no que diz respeito ao campo de criação, à linguagem e aos aspectos técnicos a fim de identificar o que há de mais característico nessas produções, capaz de contribuir para a construção de uma estética e narrativa próprias, assim como a vinculação desses elementos artísticos com a formação da consciência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectVídeo popularpt_BR
dc.subjectVia campesinapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectPopular videopt_BR
dc.subjectVia campesinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleCultura, movimentos sociais e lutas sociais: a experiência da produção de vídeo popular pela brigada de audiovisual da via campesinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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