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dc.contributor.advisor1Nogueira, Fernando Marques de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7429696739028899pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira Filho, Roberto Malheiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1082210851213059pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Jose Geraldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2002584619674538pt_BR
dc.creatorPaula, Eduardo Furtado Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-21T15:50:22Z-
dc.date.available2018-03-28-
dc.date.available2018-09-21T15:50:22Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7541-
dc.description.abstractThe good planning of the train timetable in a railroad is needed to reduce the wasted time of the trains, and also to make them arrive as soon as possible at their destinies. However, the computer tools existing to solve this problem requires a great amount of processing time, making the fast solution generation infeasible. This paper modeled the problem using integer linear program and proposed an algorithm to solve it using an heuristic, which is based on the relaxation of some constrains that could happen after a certain time horizon. After testing different scenarios, the proposed method revealed capable of generate the optimal solution in a few seconds.pt_BR
dc.description.resumoO planejamento da circulação de trens em uma ferrovia é necessário para reduzir o tempo que as composições ficam paradas e também para que cheguem o mais rápido possível em seu destino. As ferramentas computacionais existentes para solucionar este problema, entretanto, exigem um grande esforço de processamento, o que inviabiliza a geração de soluções rapidamente. Este trabalho modelou o problema de circulação de trens através da programação linear inteira e propôs um algoritmo heurístico para resolvê-lo, baseado no relaxamento de alguns conflitos que podem ocorrer após um determinado tempo. Através da resolução de vários cenários diferentes, o método se mostrou capaz de gerar a solução ótima em alguns segundos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectLinear programpt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleProgramação de trens em linhas singelaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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