Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7507
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades.pdf73.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorAuad, Daniela-
dc.creatorCorsino, Luciano-
dc.date.accessioned2018-09-18T19:00:04Z-
dc.date.available2018-09-17-
dc.date.available2018-09-18T19:00:04Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage13pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n142585pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7507-
dc.description.abstractIn discussing the intersectional approach, and considering the concept of consubstantiality, this article analyzes on the one hand, the under-representation of girls and women in Physical Education, on the other hand, debate forms of transgression engendered by students and teachers who seek a pedagogical practice able to cross borders crystallized by tradition from the perspective of Physical Education that fosters debate and transformation of polarized and binary gender arrangements. The concepts of Coeducation and Learning Separation are still considered as powerful tools to discuss how they can be realized, maintained and/or processed established racial and gender relations and are usually in play, in rich networking opportunities in school spaces.pt_BR
dc.description.resumoAo debater a abordagem interseccional e considerando o conceito de consubstancialidades, o presente artigo analisa, por um lado, a sub-representação das meninas e mulheres na Educação Física Escolar. Por outro lado, debate formas de transgressão engendradas por alunas e docentes, que buscam uma prática pedagógica capaz de cruzar fronteiras cristalizadas pela tradição, a partir de uma perspectiva de Educação Física Escolar que propicie o debate e a transformação dos arranjos de gênero polarizados e binários. São ainda considerados os conceitos de Coeducação e de Aprendizado da Separação como potentes instrumentos para debater a maneira como podem ser percebidas, mantidas e/ou transformadas as relações raciais e de gênero, estabelecidas e usualmente em jogo, em rica rede de possibilidades nos espaços escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Estudos Feministaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectConsubstancialidadept_BR
dc.subjectAlquimia das categorias sociaispt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectConsubstantialitypt_BR
dc.subjectAlchemy of social categoriespt_BR
dc.subjectFeminismspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleFeminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação Física Escolarpt_BR
dc.title.alternativeFeminisms, intersectionalities and consubstantialities in Physical Educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.