Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7474
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Escola de virtudes.pdf242.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMelo, Victor Andrade-
dc.creatorSantos, Flávia da Cruz-
dc.date.accessioned2018-09-18T18:39:50Z-
dc.date.available2018-09-14-
dc.date.available2018-09-18T18:39:50Z-
dc.date.issued2018-04-09-
dc.citation.volume43pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage1031pt_BR
dc.citation.epage1054pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623674388pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7474-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to discuss the experiences with dance promoted in São Paulo between the 1830’s and 1860’s, mainly the discourses that considered them as school of virtues, strategies to educate considering new social requirements that were outlined in a city. It is, therefore, an investigation on initiatives of body education, here understood as a broad process of adaptation to new customs, something that involves corporal techniques as well as certain behaviours. The study period consider the first initiatives of structured teaching of the dance and the beginning of the moment in which there was a great development of São Paulo. As sources, they were used periodicals published in the period.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é discutir as experiências com a dança promovidas em São Paulo entre os anos 1830 e 1860, mais especificamente os discursos que as consideravam como uma escola de virtudes, estratégias para educar tendo em conta novas exigências sociais que se delineavam na cidade. Trata-se, portanto, de investigar iniciativas de educação do corpo, entendida como processo amplo de adequação a certos costumes, algo que passa pelo aprendizado de técnicas corporais, bem como de comportamentos julgados adequados. O recorte temporal teve em conta os primeiros indícios de ensino estruturado da prática e o início do momento em que houve um grande desenvolvimento da capital paulista. Como fontes, foram utilizados periódicos publicados no período.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducação & Realidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação do corpopt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectBody educationpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleEscola de virtudes: a dança na São Paulo do século XIX (décadas de 1830-1860)pt_BR
dc.title.alternativeSchool of virtues: dancing in 19th century São Paulo (decades of 1830-1860)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.