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dc.creatorFaria, Fernanda Luiza-
dc.creatorReis, Ivoni Freitas-
dc.date.accessioned2018-09-13T14:49:55Z-
dc.date.available2018-09-13-
dc.date.available2018-09-13T14:49:55Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage319pt_BR
dc.citation.epage333pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160020004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7468-
dc.description.abstractThe focal point of this research was the potentiality of the Case Study Teaching Strategy (CSTS) for teaching High School Chemistry. To do this, CSTS was applied by three Chemistry teachers in a public school in Brazil. As research instruments, we used classroom observation, application of a questionnaire to the students and a semi-structured interview with the teachers. The results indicated that, according to teachers and students, CSTS is a favourable and significant teaching tool for High School. These subjects pointed out the emphasis in the active and analytical participation of students, group work, acquiring of different scientific knowledge, approaching the content from the student's experience, stimulation of the development of important abilities by the students, such as reading, argumentation, oral communication, among others. They also pointed out difficulties involved in the application of CSTS, such as time and the lack of resources for the research.pt_BR
dc.description.resumoO estudo investiga a potencialidade da Estratégia de Ensino Estudo de Caso (EEEC) para o ensino de Química, no Ensino Médio. Para isso, a EEEC foi aplicada por três professores de Química de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: observação das aulas, aplicação de questionário aos estudantes e realização de entrevista semiestruturada com os professores. Os dados construídos foram interpretados mediante Análise de Conteúdo. Na percepção dos professores e estudantes investigados, a EEEC é uma proposta de ensino favorável e significativa para o Ensino Médio. Esses sujeitos destacaram: participação ativa e crítica do estudante, trabalho em grupo, aquisição de conhecimentos científicos, aproximação do conteúdo com a realidade do estudante, estímulo ao desenvolvimento de habilidades importantes como leitura, argumentação, comunicação oral, entre outros. Apontaram dificuldades para aplicação da EEEC, como o tempo e a falta de recursos para a pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectChemical educationpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of high school teachers and students about the case study teaching activitypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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