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dc.creatorJusti, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.creatorCunha, Natália-
dc.date.accessioned2018-09-11T19:45:39Z-
dc.date.available2018-09-11-
dc.date.available2018-09-11T19:45:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage9pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e32425pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7426-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the rapid automatized naming (RAN)'s accuracy for identifying students at risk/not at risk for reading difficulty. Two hundred and thirteen children performed the RAN tasks when they were in the last year of Kindergarten and 174 among them, accomplished the reading task when they were in the first grade of Elementary School. Analyses based on the ROC curve (Receiver Operating Characteristic) indicated that all the RAN measures (objects, colors, numbers, and letters) had a fair accuracy for identifying students at risk/not at risk for reading difficulty (AUC ≥ 0.70). RAN numbers had the best classification accuracy presenting sensitivity and specificity indexes of 88% and 50%, respectively.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou a precisão de medidas de nomeação seriada rápida (NSR) em identificar os estudantes em risco/sem risco de dificuldade de leitura. Tarefas de NSR requerem a nomeação rápida de diferentes estímulos visuais apresentados em um cartão. Duzentas e treze crianças realizaram as tarefas de NSR quando estavam na Educação Infantil e, dessas, 174 realizaram uma tarefa de leitura quando estavam no 1º ano do Ensino Fundamental. Análises da curva ROC (Receiver Operating Characteristic) indicaram que as medidas de NSR (objetos, cores, números e letras) são razoáveis em identificar o risco/não risco de dificuldade de leitura (área sob a curva ≥ 0,70), sendo a NSR de números a medida com melhores índices de sensibilidade (88%) e especificidade (50%).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNomeação seriada rápidapt_BR
dc.subjectRastreamentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDistúrbios da leiturapt_BR
dc.subjectRapid automatized namingpt_BR
dc.subjectScreeningpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading disabilitiespt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleTarefas de nomeação seriada rápida: rastreando a dificuldade de leiturapt_BR
dc.title.alternativeRapid automatized naming tasks: screening reading difficultypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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