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Medida do nível de ruído hospitalar e seus efeitos.pdf339.3 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorAndrade, Kléber Proietti-
dc.creatorOliveira, Loraine Luzia Aparecida de-
dc.creatorSouza, Rodrigo de Paiva-
dc.creatorMatos, Ione Maria de-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:28:14Z-
dc.date.available2018-09-11-
dc.date.available2018-09-11T13:28:14Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage1379pt_BR
dc.citation.epage1388pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201618619815pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7407-
dc.description.abstractPurpose: to assess the noise level in different environments of a public hospital and to analyze its effects on employees from reporting complaints. Methods: a quantitative, descriptive and cross-sectioned study. To survey data, we used a Minipa® decibelimeter adjusted in the range 40-130 decibels positioned in different hospital departments in different shifts for a week to evaluate noise levels and an adapted questionnaire that was applied to employees. Results: the level of noise introduced minimum of 52.5 decibels in the Intensive Care Unit (NICU) and a maximum of 85 decibels in the women’s ward with a significant difference between the different days of the week during the same turn. The same occurred in the emergency room, but did not show significance in other sectors. Employees feel discomfort to loud sounds, 74.4%, and 35.5% feel sick after hours due to stress caused by noise that is produced by multiple devices combined with the sounds of alarms, works, visits and schedules conversation between the hospital staff. Conclusion:noise levels are above the recommended levels in different sectors and professionals manifest discomfort and tinnitus before and after their exposure.pt_BR
dc.description.resumoObjetivos: avaliar o nível de ruído em diversos ambientes de um Hospital Público e analisar seus efeitos em funcionários a partir do relato de queixas. Métodos: estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se para levantamento dos dados um decibelímetro Minipa® ajustado na escala de 40 a 130 decibels posicionado em diferentes setores do hospital em turnos diferentes, durante uma semana, e um questionário adaptado que foi aplicado aos funcionários. Resultados: o nível de ruídos apresentou valor mínimo de 52,5 decibels na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e máximo de 85 decibels na Enfermaria Feminina com diferença significativa entre os diferentes dias da semana durante o mesmo turno. O mesmo ocorreu no Pronto Socorro, mas não apresentou significância nos demais setores. Os funcionários sentem desconforto a sons fortes, 74,4%, e 35,5 % sentem mal estar e cansaço devido ao estresse provocado pelo ruído que é produzido por vários dispositivos combinados com os sons de alarmes, obras, horários de visitas e conversação entre os funcionários do hospital. Conclusão:,os níveis de ruído estão acima do recomendado nos diferentes setores e os profissionais manifestam desconforto e queixa de zumbido antes e após à sua exposição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista CEFACpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRuídospt_BR
dc.subjectHospital Públicopt_BR
dc.subjectRiscos ocupacionaispt_BR
dc.subjectNoisept_BR
dc.subjectPublic Hospitalpt_BR
dc.subjectOccupational riskspt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleMedida do nível de ruído hospitalar e seus efeitos em funcionários a partir do relato de queixaspt_BR
dc.title.alternativeNoise level measurement and its effects on hospital employees based on complaint reportspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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