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dc.creatorFortes, Leonardo de Sousa-
dc.creatorLira, Hugo Augusto Alvares da Silva-
dc.creatorLima, Raphaella Christine Ribeiro de-
dc.creatorAlmeida, Sebastião Sousa-
dc.creatorFerreira, Maria Elisa Caputo-
dc.date.accessioned2018-09-06T19:44:14Z-
dc.date.available2018-09-06-
dc.date.available2018-09-06T19:44:14Z-
dc.date.issued2016-05-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage353pt_BR
dc.citation.epage361pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2016v18n3p353pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7372-
dc.description.abstractThe aim of this research was to analyze the effect of mental training on the competitive anxiety of young swimmers. The sample consisted of 35 swimmers aged 15-17 years (M = 15.93; SD = 0.98), randomly divided into two groups: experimental group (EG, n = 17) and control group (CG, n = 18). The study lasted eight weeks. Both groups performed the same physical/technical training planning. CG watched advertisement videos while EG performed mental training. The Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2R) was administered to all athletes before the start of the season and the last week of the “taper” mesocycle. The findings revealed that the “cognitive anxiety” and “somatic anxiety” subscale scores attenuated from pre-test to post-test in EG (p = 0.01) and remained stable in CG (p = 0.15). The results showed that the “self-confidence” subscale score increased from pre-test to post-test in EG (p = 0.01) and remained stable in CG (p = 0.26). Significant difference was found in “cognitive anxiety” (p = 0.01), “somatic anxiety” (p = 0.01) and “self-confidence” (p = 0.01) subscales across EG and CG after 8 weeks. It was concluded that mental training was effective in reducing anxiety (cognitive and somatic) and increasing the self-confidence of young swimmers.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi analisar o efeito do treinamento mental sobre a ansiedade competitiva de jovens nadadores. A amostra foi composta por 35 nadadores com idades entre 15 e 17 anos (M = 15,93; DP = 0,98), divididos aleatoriamente em dois grupos: experimental (GE, n = 17) e controle (GC, n = 18). O estudo teve a duração de 8 semanas. Ambos os grupos fizeram a mesma planificação de treinamento físico/técnico. O GC assistiu a vídeos de propagandas, ao passo que o GE realizou o treinamento mental. O Competitite State Anxiety Inventory (CSAI-2R) foi preenchido pelos atletas antes do início da temporada e na última semana do mesociclo “Polimento”. Os achados revelaram que os escores das subescalas “ansiedade cognitiva” e “ansiedade somática” atenuaram do pré-teste para o pós-teste no GE (p = 0,01) e se mantiveram estáveis no GC (p = 0,15). Os resultados demonstraram que o escore da subescala “autoconfiança” aumentou do pré-teste para o pós-teste no GE (p = 0,01) e se manteve estável no GC (p = 0,26). Foi identificada diferença significante nas subescalas “ansiedade cognitiva” (p = 0,01), “ansiedade somátiva” (p = 0,01) e “autoconfiança” (p = 0,01) entre GE e GC após as 8 semanas. Concluiu-se que o treinamento mental foi eficiente para reduzir a ansiedade (cognitiva e somática) e aumentar a autoconfiança de jovens atletas de natação.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humanopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectSociologia do esportept_BR
dc.subjectAthletespt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectSport psychologypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleMental training generates positive effect on competitive anxiety of young swimmers?pt_BR
dc.title.alternativeO treinamento mental gera efeito positivo na ansiedade competitiva de jovens nadadores?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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