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dc.contributor.advisor1Noronha, Jovita Maria Gerheim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708316U8pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, André Monteiro Guimarães Dias-
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dc.contributor.referee2Pereira, Terezinha Maria Scher-
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dc.contributor.referee3Pino, Claudia Consuelo Amigo-
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dc.contributor.referee4Silva, Marcelino Rodrigues da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796041J5pt_BR
dc.creatorFerreira, Christiane Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4424666U4pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T12:25:43Z-
dc.date.available2016-02-15-
dc.date.available2016-02-26T12:25:43Z-
dc.date.issued2014-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/734-
dc.description.abstractDeath occupies a crucial place in human life. Its perspective is historic and varies according to time, culture and region where the society is established and other aspects. From the prism of the event, proposed by Michel Foucault, death is entwined with basic characteristics of civilization, such as religion, sexuality and morality. Although contemporary death is reported and exposed in the media, when it comes to personal experience, it appears on the margins of the daily practices of ordinary people, as well as the rituals that involve it. From this approach, this thesis analyzes the experience of mourning in Roland Barthes, using Camera Lucida: Reflections on Photography and Mourning Diary as the main corpus. Making use of the concepts developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari on power, territory, deterritorialization and reterritorialization; and the concepts related to writing, according to Jacques Derrida and Roland Barthes himself, our hypothesis points to the production of these two works as a posture of resistance and an attempt at reterritorialization through writing.pt_BR
dc.description.resumoA morte ocupa um lugar crucial na vida do homem. Histórica, sua perspectiva varia de acordo, entre outros aspectos, com o período, a cultura e a região onde a sociedade se estabelece. A partir do prisma do acontecimento, proposto por Michel Foucault, o evento de morte enreda-se em características basilares da civilização como a religião, a sexualidade e a moral. Embora noticiada e exposta nos mais diversos meios de comunicação, a morte contemporânea, no que tange à experiência pessoal, aparece à margem das práticas cotidianas do homem comum – assim como os rituais que a envolvem. Diante desta abordagem, o presente trabalho analisa a experiência do luto em Roland Barthes, utilizando como corpus principais A câmara clara e Diário de luto. Lançando mão dos conceitos desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari acerca de potência, território, desterritorialização e reterritorialização; e dos relacionados à escritura, segundo Jacques Derrida e o próprio Roland Barthes, nossa hipótese aponta para escrita dessas duas obras como uma postura de resistência e uma tentativa de reterritorialização através da escritura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectReterritorializaçãopt_BR
dc.subjectEscriturapt_BR
dc.subjectDeathpt_BR
dc.subjectMourningpt_BR
dc.subjectReterritorializationpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA escritura como monumentumpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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