https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7325
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Inventem um calendário.pdf | 371.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Azevedo, Fernanda de Oliveira | - |
dc.creator | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T11:50:28Z | - |
dc.date.available | 2018-08-06 | - |
dc.date.available | 2018-09-06T11:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Fernanda de Oliveira; ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento. Inventem um Calendário: fabulações produzindo elo entre a vida e a ficção. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 614-628, ago. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000200614&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a04. | pt_BR |
dc.citation.volume | 31 | pt_BR |
dc.citation.issue | 58 | pt_BR |
dc.citation.spage | 614 | pt_BR |
dc.citation.epage | 628 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7325 | - |
dc.description.abstract | A class proposition with units of measurement and time organizing devices. A sixth year class of a public school. Assurances shaken. Growing suspicions. Established in a variation risk. Invention in processuality. Along with the training of research teachers and teacher education, a math class produces meetings with Education and Mathematics Education. How do we established ourselves with and clash with the established? How, in getting away with it, we invent ways of living and different worlds? Children involved ino with an activity of preparing and producing calendars. Breathing, submerging, emerging, escaping through cracks, clawing previous walls. Fluxes composing a math class. Writing training. Inventing school. Producing Education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma proposição de aula com unidades de medida e dispositivos de organização de tempo. Uma turma do sexto ano de uma escola pública. Certezas abaladas. Desconfianças em composição. Estabelecido em risco de variação. Invenção em processualidade. Junto a uma pesquisa de formação de professoras e professores, uma aula de matemática produz encontros com a Educação e com a Educação Matemática. Como nos constituímos com e em embate com o estabelecido? Como, fugindo com ele, inventamos modos de viver e mundo? Crianças implicadas com o fazer com uma atividade de elaboração de e com calendários produzindo viver. Respirando, submergindo, emergindo, escapando por frestas, arranhando um muro prévio. Fluxos compondo uma aula de matemática. Compondo formação. Inventando escola. Produzindo Educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema: Boletim de Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Invenção | pt_BR |
dc.subject | Produção de subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Produção de mundo | pt_BR |
dc.subject | Política cognitiva inventiva | pt_BR |
dc.subject | Invention | pt_BR |
dc.subject | Subjectivity production | pt_BR |
dc.subject | World production | pt_BR |
dc.subject | Inventive cognitive politics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Inventem um calendário: fabulações produzindo elo entre a vida e a ficção | pt_BR |
dc.title.alternative | Create a calendar: confabulations producing link between life and fiction | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.