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dc.creatorCarbogim, Fábio da Costa-
dc.creatorOliveira, Larissa Bertacchini de-
dc.creatorMendonça, Érica Toledo de-
dc.creatorMarques, Dionasson Altivo-
dc.creatorFriedrich, Denise Barbosa de Castro-
dc.creatorPüschel, Vilanice Alves de Araújo-
dc.date.accessioned2018-09-05T15:53:38Z-
dc.date.available2018-08-08-
dc.date.available2018-09-05T15:53:38Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationCARBOGIM, Fábio da Costa et al . ENSINO DAS HABILIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE PROBLEM BASED LEARNING. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 4, e1180017, 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400316&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. Epub 21-Nov-2017. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017001180017.pt_BR
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage10pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017001180017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7296-
dc.description.abstractObjective: to comparatively analyze the perception of nursing students from two class groups, regarding the implicit teaching of critical thinking in a Basic Life Support course. Method: educational intervention with a qualitative approach based on historical-cultural theory. A total of 102 students participated in the study, 52 in the intervention group, who were taught using Problem Based Learning methodology associated with guiding questions, and 50 in the control group, taught only using Problem Based Learning. Data were collected from November 12 to 30 in 2015 at the Federal University of Viçosa, through a sociodemographic questionnaire, an evaluation instrument and semi-structured interviews. The evaluative tool and interviews were explored using Bardin’s content analysis. Results: the course stimulated critical thinking skills in students from both groups. However, the intervention group portrayed more perceptions about the characteristics of a critical thinker. The students in the control group, to which only the Problem Based Learning methodology was applied to, mentioned the acquisition of technical skills. In the intervention group, to which the Problem Based Learning methodology associated with the guiding questions was applied to, the students reported the skills of a critical thinker in addition to the technical skills. Conclusion: the comparative analysis allows us to conclude that teaching methodologies that stimulate critical thinking become mediators in the development and improvement of higher mental functions in teaching, encompassing cognitive and metacognitive capacities. The study represents contribution and advancement in the scope of nursing teaching, considering that the questions add to the technologies of health education.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: analisar comparativamente a percepção de estudantes de enfermagem, em duas turmas, sobre o ensino implícito do pensamento crítico em um curso de Suporte Básico de Vida. Método: intervenção educativa, com abordagem qualitativa, fundamentada na teoria histórico-cultural. Participaram do estudo 102 estudantes, sendo 52 no grupo intervenção, que foram ensinados por meio da metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, e 50 no grupo controle, ensinados apenas com Problem Based Learning. Os dados foram coletados de 12 a 30 de novembro de 2015, na Universidade Federal de Viçosa, através de questionário sociodemográfico, instrumento avaliativo e entrevistas semiestruturadas. O instrumento avaliativo e as entrevistas foram explorados pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: o curso mobilizou habilidades de pensamento crítico nos estudantes de ambos os grupos. Contudo, no grupo intervenção, expuseram com mais clareza percepções sobre as características de um pensador crítico. No grupo controle, ao qual foi aplicada apenas a metodologia Problem Based Learning, os estudantes mencionaram aquisição de habilidades técnicas. No grupo intervenção, ao qual foi aplicada a metodologia Problem Based Learning associada às questões norteadoras, além das habilidades técnicas, os estudantes relataram habilidades de um pensador crítico. Conclusão: a análise comparativa permite concluir que metodologias de ensino mobilizadoras do pensamento crítico se tornam mediadoras no desenvolvimento e aprimoramento das funções mentais superiores no ensino, abarcando capacidades cognitivas e metacognitivas. O estudo representa contribuição e avanço no âmbito do ensino de enfermagem, considerando que as questões somam-se às tecnologias de educação em saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofTexto & Contexto - Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.subjectNursing studentspt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleEnsino das habilidades do pensamento crítico por meio de problem based learningpt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de las habilidades del pensamiento crítico por medio de la problem based learningpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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