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dc.creatorRodrigues, Marisa Cosenza-
dc.creatorSilveira, Flávia Fraga-
dc.creatorPelisson, Maíze Carla Costa-
dc.date.accessioned2018-09-05T15:52:02Z-
dc.date.available2018-08-07-
dc.date.available2018-09-05T15:52:02Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marisa Cosenza; SILVEIRA, Flávia Fraga; PELISSON, Maíze Carla Costa. Teoria da mente e leitura: estudo qualitativo na educação infantil. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 2, p. 195-204, ago. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200195&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121106.pt_BR
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage195pt_BR
dc.citation.epage204pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121106pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7293-
dc.description.abstractConsidering the interfaces between theory of mind and language and the benefits of mediated reading for children’s sociocognitive development, the qualitative aspect of a broader study of mind theory is presented, which, in a complementary way, investigated the experiences experienced by preschool children in relation to the reading activity in the family and school context. The participants were 178 children and 17 teachers from public and private early childhood schools. The children answered a questionnaire that sought to evaluate the family context of the daily reading activities and the teachers were interviewed to evaluate the conceptions and practices about the reading activities in the classroom, and the reports were submitted to content analysis. The results indicate that both the family reading context and the school context are potentially favorable contexts for sociocognitive development and tend to contribute to the improvement of children’s understanding of mental states.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista as interfaces entre teoria da mente e linguagem e os benefícios da leitura mediada para o desenvolvimento sociocognitivo infantil, apresenta-se a vertente qualitativa de um estudo mais amplo sobre teoria da mente, que, de forma complementar, investigou as experiências vivenciadas por pré-escolares em relação à atividade leitora no contexto familiar e escolar. Participaram da pesquisa 178 crianças e 17 docentes de escolas públicas e privadas de educação infantil. As crianças responderam a um questionário que buscou avaliar o contexto familiar das atividades diárias de leitura; já as professoras foram entrevistadas para avaliar as concepções e práticas sobre as atividades leitoras em sala de aula, sendo os relatos submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que os contextos de leitura tanto familiar quanto escolar são potencialmente favoráveis ao desenvolvimento sociocognitivo e tendem a contribuir para o aprimoramento da compreensão infantil dos estados mentais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia da mentept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPré-escolarespt_BR
dc.subjectPhilosophy of mindpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPreschool childrenpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleTeoria da mente e leitura: estudo qualitativo na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeTeoría de la mente y lectura: estudio cualitativo en la educación infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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