Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/728
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patriciaaparecidadasilva.pdf667.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marisa Cosenza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262D6pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira Silva, Nara Liana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720560D5pt_BR
dc.contributor.referee2Panciera, Sara Del Prete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707924H4pt_BR
dc.creatorSilva, Patrícia Aparecida da-
dc.creator.Latteshttp://cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T12:22:31Z-
dc.date.available2016-02-15-
dc.date.available2016-02-26T12:22:31Z-
dc.date.issued2013-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/728-
dc.description.abstractThe ability that humans have to infer their own mental states and those of others, known in the literature as "theory of mind", is one of the central aspects of social cognitive development. Current investigations have addressed, among other things, its relationship with language, social development and education. In this context of interface, mediated reading of children's storybooks is a useful resource for the promotion of language as regards mental states and meta-textual awareness. This research involves the follow-up study to intervention research that implemented a program aimed at promoting language referring to mental states, with emphasis on emotional terms, and meta-textual awareness in children in the first year of elementary school in a public school in Minas Gerais. This study aimed to evaluate possible positive effects on empathy and reading comprehension, as well as meta-textual awareness after a period of eight months. 54 students took part, with a mean age of 7.9 years, who had participated in the above-mentioned intervention program. After ethical procedures, assessment was carried out individually: we applied the Empathy Scale for children and adolescents, the Cloze Test directed at mental states, and the child was asked to write a story based on a picture from a children’s book. The data were tabulated and analyzed statistically. Results indicated a good performance by the pupils in the three variables under study – empathy, reading comprehension and meta-textual awareness. There was a gender difference in favor of the girls, for the variables empathy and meta-textual awareness. The Spearman coefficient indicated a significant correlation between reading comprehension and narrative production. The results support the view that the program that gave rise to this research contributed to the development of empathic skills and reading comprehension. In a complementary way, it can be considered that the stimulation of meta-textual awareness favored the production of narratives. These results confirm the importance of using children's literature when carrying out intervention programs to promote socio-cognitive and meta-textual awareness.pt_BR
dc.description.resumoA capacidade que o ser humano possui de inferir estados mentais próprios e alheios, denominada pela literatura como “Teoria da mente”, constitui um dos aspectos centrais do desenvolvimento sociocognitivo. As investigações atuais têm abordado, dentre outros aspectos, a sua relação com a linguagem, o desenvolvimento social e a escolarização. Neste contexto de interface, a leitura mediada de livros de histórias infantis constitui um recurso útil para a promoção da linguagem referente aos estados mentais e da consciência metatextual A presente investigação envolve um estudo de seguimento a uma pesquisa com intervenção que implementou um programa dirigido a promover a linguagem referente aos estados mentais, com ênfase nos termos emocionais, e a consciência metatextual, em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública mineira. Objetivou-se avaliar possíveis efeitos positivos sobre a empatia e a compreensão leitora, bem como sobre a consciência metatextual decorrido oito meses. Participaram 54 alunos com média de 7,9 anos de idade, participantes do referido programa de intervenção. Após procedimentos éticos, iniciou-se a avaliação individualmente: aplicou-se a Escala de Empatia para crianças e adolescentes; o Teste de Cloze voltado para os estados mentais; e solicitou-se à criança que escrevesse uma história a partir da imagem de um livro infantil. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística. Os resultados indicaram bom desempenho dos alunos nas três variáveis pesquisadas – empatia, compreensão leitora e consciência metatextual. Houve diferença quanto ao sexo, a favor das meninas, nas variáveis empatia e consciência metatextual. O coeficiente de Spearman indicou correlação significativa entre a compreensão leitora e a produção de narrativa. Os resultados obtidos permitem considerar que o programa que originou esta pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das habilidades empáticas e da compreensão leitora. De forma complementar, é possível considerar que a estimulação da consciência metatextual favoreceu a produção de narrativas. Os resultados ratificam a importância da utilização da literatura infantil na realização dos programas de intervenção dirigidos a promover aspectos sociocognitivos e a consciência metatextual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectConsciência metatextualpt_BR
dc.subjectTheory of mindpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectEmpathypt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectAwareness meta-textualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.titlePromoção da linguagem referente aos estados mentais e da consciência metatextual: pesquisa de seguimento no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.