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dc.creatorPassos, Carolina Sertã-
dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:34:28Z-
dc.date.available2018-08-16-
dc.date.available2018-09-05T14:34:28Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.identifier.citationPASSOS, Carolina Sertã; BARBOSA, Altemir José Gonçalves. DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 33, e143211, 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100125&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. Epub 20-Jul-2017. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698143211.pt_BR
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage20pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698143211pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7255-
dc.description.abstractTo analize of the talent development in Brazil, 50 participants - students, teachers and coordinators - from 17 programs for individuals with talents (PIT) were interviewed. A content analysis showed that the programs have predominantly private nature and are located in the southeastern region of the Federation. Most of those attended by the services have studied in public schools and attend primary school also. Teachers are the key professionals involved in this process. Enrichment is the most commonly used development strategy. Despite the advances of the scientific production about talent developing, one realizes that there are still few PIT in the country. Results denote the need for enhancing the public policies for education for individuals with talent. The limitations and implications of the studies are considered and one recommends additional studies.pt_BR
dc.description.resumoPara analisar o desenvolvimento de talentos no Brasil, foram entrevistados 50 participantes - estudantes, educadores e gestores - de 17 Serviços de Atendimento para Indivíduos com Talentos (SAIT). Uma análise de conteúdo revelou que os serviços têm predominantemente natureza privada e se localizam na região Sudeste da federação. A maioria dos atendidos pelos serviços estuda em escolas públicas e cursa o Ensino Fundamental. Os professores são os principais profissionais envolvidos nesse processo. O enriquecimento é a estratégia de desenvolvimento mais comumente usada. Apesar dos avanços da produção científica brasileira sobre desenvolvimento de talento, percebe-se que ainda são poucos os SAIT no país. Os resultados denotam a necessidade de que as políticas públicas para a educação de indivíduos com talento sejam aprimoradas. As limitações e as implicações dos estudos são consideradas. Estudos adicionais são recomendados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
dc.subjectTalentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGiftednesspt_BR
dc.subjectTalentpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de talentos no Brasil: uma análise dos serviços de atendimentopt_BR
dc.title.alternativeTalent development in Brazil: an analysis of programspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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