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dc.creatorPontes, Luís A. F.-
dc.creatorSoares, Tufi Machado-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:30:30Z-
dc.date.available2018-08-16-
dc.date.available2018-09-05T14:30:30Z-
dc.date.issued2017-04-03-
dc.identifier.citationPONTES, Luís A. F.; SOARES, Tufi Machado. VOLATILIDADE DOS RESULTADOS DE PROFICIÊNCIA E SEU IMPACTO SOBRE AS METAS DO IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 33, e153262, 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100106&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. Epub 03-Abr-2017. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698153262.pt_BR
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage21pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698153262pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7254-
dc.description.abstractThis paper has two main purposes. The first one is to obtain a volatility measure of Portuguese and Mathematics mean scores in Minas Gerais State public schools. The second one is to estimate the probable impact of these fluctuations on results of respective Ideb goals. The analysis is based on data obtained from Prova Brasil and Simave (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica) tests. The used statistical technique is a longitudinal hierarchical model with the schools as the level of interest. One of the main conclusions obtained is the fact that fluctuation in school mean scores is considerable, even when one takes into account its growth rates. Another relevant conclusion is the fact that this fluctuation can have a considerable impact on the success or failure of a given school in reaching its respective Ideb goals.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem dois objetivos principais: mensurar a volatilidade dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas públicas mineiras; e estimar o possível impacto dessas flutuações nos resultados do cumprimento das metas do Ideb. Para tal, analisa-se um banco com dados provenientes da Prova Brasil e do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (Simave). O método estatístico empregado é um modelo longitudinal linear hierárquico que tem a escola como nível de interesse. Entre as principais conclusões obtidas estão: o fato de que as flutuações das notas médias das escolas são bastante acentuadas, mesmo quando se leva em conta a sua tendência de crescimento; e a constatação de que o impacto sobre o cumprimento das metas do Ideb, devido a tais flutuações, pode ser considerável, a ponto de facilitar ou dificultar o sucesso das escolas quanto ao seu cumprimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectRegressão linear hierárquicapt_BR
dc.subjectVolatilidade dos resultados educacionaispt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectLinear hierarchical regressionpt_BR
dc.subjectVolatility in school resultspt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleVolatilidade dos resultados de proficiência e seu impacto sobre as metas do Ideb nas escolas públicas de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeVolatility of proficiency results and its impact on Ideb goals in the public schools of Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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