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dc.creatorRiccio, Vicente-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:29:36Z-
dc.date.available2018-08-16-
dc.date.available2018-09-05T14:29:36Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.citationRICCIO, Vicente. Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1111-1126, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000401111&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. Epub 22-Jun-2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201706154559.pt_BR
dc.citation.volume43pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1111pt_BR
dc.citation.epage1126pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201706154559pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7253-
dc.description.abstractThis article analyses how low rank officers at Military Police of Minas Gerais with higher education understand their organization, their career and the relationship with society. The research touches a controversial topic in police studies: the role of higher education. In Brazil this issue is stressed by the existence of two hierarchical levels in the Military Police: soldiers and officers. The study adopted a qualitative methodology based on semistructured interviews. Four categories emerged from the data: 1 – critical capacity; 2 – hierarchical conflicts; 3 – absence of recognition and professional acknowledgement; 4 – leaving the career. Police officers affirm that higher education grants more discretional capabilities in daily work, but reinforces conflicts with high rank officers. Furthermore, there is professional acknowledgement for holding a higher education degree. Thus, this new contingent of educated police officers that could be part of a more innovative practice has one desire: leaving the institution. As a conclusion the research affirms that a two-hierarchical model drives low rank police officers to leave the career. Additionally, this is an issue in the Brazilian police reform agenda.pt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa como policiais de baixa patente da Polícia Militar de Minas Gerais (praças) com formação superior percebem a sua organização, a sua carreira e a relação com a sociedade. A pesquisa aborda um ponto controverso no estudo sobre a polícia: o papel da educação superior. No caso brasileiro esta questão é reforçada pela existência de dois níveis hierárquicos em seus policiais militares: oficiais e praças. O estudo adotou metodologia qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados, quatro categorias emergiram: capacidade crítica; conflitos hierárquicos; ausência de reconhecimento profissional; abandono da carreira. Em linhas gerais, os policiais apontam que a formação superior confere maior capacidade de discernimento nas ações cotidianas, mas também reforça os conflitos com o oficialato. Apesar disso, não há valorização pelo investimento pessoal realizado. Logo, esse contingente de novos policiais cada vez mais educados e capazes de fornecer uma base sólida para o exercício de um novo modelo de policiamento em sua maioria tem um único desejo: deixar a instituição. A pesquisa conclui que o modelo de dupla entrada das polícias brasileiras afasta os policiais com formação superior e aponta a necessidade de inserção do tema da mudança do modelo organizacional em uma agenda ampla de reformas das polícias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolícia Militarpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCarreira policialpt_BR
dc.subjectReforma policialpt_BR
dc.subjectMilitary Policept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectPolice careerpt_BR
dc.subjectPolice reformpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleDiploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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