Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7220
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcosaparecidodasilva.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0pt_BR
dc.contributor.referee2Gambi, Thiago Fontelas Rosado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774092J6pt_BR
dc.creatorSilva, Marcos Aparecido da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-03T16:36:53Z-
dc.date.available2018-08-23-
dc.date.available2018-09-03T16:36:53Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7220-
dc.description.abstractBased on the fact that the situations of violence are directly related to the social, economic and cultural issues of a society, the objective of this research is the understanding of how this fact occurs in the school environment and the actions that the education professionals undertake when are in confrontation with violence at school. The research theme will analyse the actions the school managers have been developing face the aggressive behavior among Escola Estadual Immanuel Kant’s students. Based on research tools developed by the researcher that were based on the theoretical framework previously constructed by him, it was possible to contrast the reality shown in the occurrence registers with the answers of the applied questionnaires. The methodology for data collection was based on the questionnaires with teachers and students and interviews with school managers, as well as the documentary research of school registers of occurrences. The analysis of the interviews and the answers extracted from the questionnaires confirmed the existence of violent behaviors in the school environment, pointing to a growth of this phenomenon in the last years, reflecting in the classroom, damaging the teachinglearning process and becoming more serious with the passage of years, in view of the case of registered homicide. The paper addresses the main causes of violence in the school environment, seeking to know also the actions that school managers have been undertaking in the face of this phenomenon. It was also possible to see that the research participants did not relate the depredation acts of the school, such as graffiti (on walls and furniture) and broken glass as a form of violence. From the research and the situations perceived during the field research, an Action Plan was developed to help the researched school context.pt_BR
dc.description.resumoPartindo do preceito de que o fenômeno da violência está diretamente ligado às questões de ordem social, econômica e cultural de uma sociedade, o objetivo deste trabalho é a compreensão de como esse fato ocorre no ambiente escolar. Além disso, entender as ações que os profissionais da educação empreendem no enfrentamento à violência na escola. O tema da pesquisa buscará fazer uma análise acerca das ações que a gestão escolar tem desenvolvido para o enfrentamento da violência entre os alunos, tendo em vista o seu comportamento agressivo na Escola Estadual Immanuel Kant. A partir de instrumentos de pesquisa, elaborados pelo pesquisador, com base no referencial teórico construído anteriormente, foi possível contrastar a realidade exibida pelos registros de ocorrência com as respostas dos questionários aplicados. A metodologia para a coleta de dados teve como base os questionários com professores e alunos e entrevistas com a direção da escola, além da pesquisa documental dos registros escolares de ocorrências. A análise das entrevistas e das respostas extraídas dos questionários confirmou a existência de condutas violentas no ambiente escolar, apontando, inclusive, para um crescimento desse fenômeno nos últimos anos. Essa realidade se reflete em sala de aula, prejudicando o processo ensino-aprendizagem e se tornando mais grave com o passar do tempo, tendo em vista o caso de homicídio registrado. O trabalho aborda quais seriam as principais causas da violência no ambiente escolar, buscando conhecer também as ações que a gestão escolar vem empreendendo diante deste fenômeno. Foi possível perceber, além disso, que os participantes da pesquisa não relacionam os atos de depredação da escola, como as pichações (em paredes e mobiliário) e os vidros quebrados, com uma forma de violência. A partir da pesquisa e dos anseios percebidos durante a pesquisa de campo, foi elaborado um Plano de Ação, que buscará agir sobre o contexto escolar pesquisado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.subjectSchool managerspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleViolência escolar: estudo de caso de uma escola pública estadual da Zona da Mata Mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.