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dc.contributor.advisor1Silva, Nara Liana Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3165546375510746pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marisa Cosenza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141288141440301pt_BR
dc.contributor.referee2Melchiori, Lígia Ebner-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127491171031904pt_BR
dc.creatorCrolman, Sarah de Rezende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3673585219260373pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-03T12:12:36Z-
dc.date.available2018-04-27-
dc.date.available2018-09-03T12:12:36Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7152-
dc.description.abstractThis study aimed to identify and describe parenting styles and educational practical from progenitors of Down syndrome (DS) children and verify their relationship with behavioral problems. The study participants were 16 mothers and 9 fathers of children with DS. The instruments used were: Questionnaire of Family System Characteristics, Parenting Practical Inventory, Parenting Styles Questionnaire (PAQ) and the Behavior Problems Inventory (BPI-01). The results have showed that the mothers are the main responsible for home and SD child care. About the social network of social support, relatives from mother’s family are most of time the support to the group. About the non-family network, can be highlighted the neighborhood, friends as well as professionals and institutions. Regarding to parenting styles was seen that most of the progenitors show an authoritative style followed by the authoritarian, whereas the permissive was not demonstrated. Expressive differences were not found between fathers and mothers parenting practices, however it was verified that both have accomplished more the affective practices than didactic practices. According to the progenitors, the most frequent behavioral problem presented by their children was the stereotyped behavior, and the less expressed were the self-aggressive and aggressive behavior. Moderated and negative correlations were obtained from the authoritarian parental style and parental practice of disciplinary involvement, and weakened and negative correlations from the disciplinary involvement and the severity of stereotyped behaviors. Furthermore, were also obtained positive correlation between the authoritarian parental style and the severity of stereotyped behavior problems. Therefore, these results points out that negative practice are related positively with behavioral problems, which corroborate to the literature. As long as researches in this area are limited, the importance of further studies is highlighted.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar e descrever estilos e práticas educativas parentais de genitores com filhos com síndrome de Down (SD) e verificar as suas inter-relações com problemas de comportamento. Foram respondentes deste estudo 16 mães e 9 pais de crianças com SD com idades entre 5,7 a 10,7 anos. Os instrumentos utilizados foram: o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar, o Inventário de Práticas Parentais, o Questionário de Estilos Parentais (PAQ) e o Inventário de Problemas de Comportamento (BPI-01). Os resultados mostraram que a mãe é a principal responsável pelos cuidados com a casa e com o filho/a com SD. Quanto a rede de apoio social, os membros da família extensa da mãe são os que mais frequentemente oferecem apoio ao grupo e quanto à rede não familiar, destacaram-se vizinhos e amigos e, por último, profissionais e instituições. No que se refere aos estilos parentais, identificou-se que a maioria dos genitores apresenta estilo parental autoritativo, seguido pelo autoritário, sendo que o permissivo não foi evidenciado. Não foram encontradas diferenças significativas entre as práticas parentais de pais e mães, entretanto, verificou-se que ambos realizam mais as práticas da dimensão afeto e menos as práticas de didática. De acordo com os genitores, o problema de comportamento mais frequente apresentado por seus filhos foi o estereotipado e os menos frequentes foram os autoagressivos e agressivos. Foram obtidas correlações moderada e negativa entre o estilo parental autoritário e a prática parental de envolvimento disciplinar e negativa e fraca entre o envolvimento disciplinar e a severidade de comportamentos estereotipados. Obteve-se, ainda, correlação positiva entre o estilo parental autoritário e a severidade de problemas de comportamentos estereotipados. Esses resultados indicam, portanto, que práticas negativas estão relacionadas positivamente com problemas de comportamentos, o que corrobora a literatura. Tendo em vista a escassez de pesquisas desse tipo de investigação, destaca-se a importância de mais estudos nessa área.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilos parentaispt_BR
dc.subjectPráticas educativas parentaispt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectProblemas de comportamentopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectParenting stylespt_BR
dc.subjectParental educational practicespt_BR
dc.subjectParentingpt_BR
dc.subjectBehavioral problemspt_BR
dc.subjectDown syndromept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCrianças com síndrome de Down e problemas de comportamento: estilos e práticas educativas de seus genitorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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