Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7147
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flaviaribeiroamaro.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Elisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8167313163411799pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Carlos Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7721657000564411pt_BR
dc.creatorAmaro, Flávia Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9203186551465067pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-03T12:11:32Z-
dc.date.available2018-04-20-
dc.date.available2018-09-03T12:11:32Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7147-
dc.description.abstractFor the mediums, the mediumship phenomena conjuncture an immaterial dimension, intangible, ephemeral, subjective and particular, which is built and meant in the material plane of the objective reality of everyday life. Such manifestations communicate symbolic codes expressed by an extremely rich sociocultural language in its semantic ways. I start from the hyphotesis that a language supposedly transmitted by the spiritual doctrine is one of the main reasons why many subjects justify their adherence to the body of beliefs, values and moral principles based on the codifications made by Allan Kardec. And therefore, they feel identified with such shared worldview, which basically foresees the possibility of life beyond death, a continuity to the spirit’s path through reincarnation and the communication with the spirits of the dead. The Spiritualist religion as any other religion is able to assess behavioral guidelines responsible for guiding the conduct of the individual in its daily life, providing senses and meanings imbued with the construction of the reality of the subjects. For an analytical framework of mediumism manifestation, I resort to the discourse constructed by my interlocutors – the spiritual mediums - about the religious experience of mediumship. I consider important the question: what this mediumship experience means to them? This research aims to discuss the possible meanings developed around the mediumship practices in the Spiritualist religion, taken from the reports, experiences and living memories of Kardecists mediums from the city of Juiz de Fora – MG. To this end, I engage a qualitative research, prepared based on an ethnography which was developed in Kardecists spiritual centers of the city, linked to the documentary and literature analysis about the spiritualist mysticism.pt_BR
dc.description.resumoPara os médiuns os fenômenos mediúnicos conjeturam uma dimensão imaterial, intangível, efêmera, subjetiva e particular, que se constrói e é significada no plano material da realidade objetiva da vida cotidiana. Tais manifestações comunicam códigos simbólicos expressos por uma linguagem sociocultural extremamente rica semanticamente. Parto da hipótese de que uma linguagem supostamente transmitida pela doutrina espírita constitui uma das principais razões pela qual muitos sujeitos justificam sua adesão ao corpo de crenças, valores e preceitos morais baseados nas codificações feitas por Allan Kardec. E, por conseguinte, se sentem identificados com tal cosmovisão compartilhada, que prevê basicamente a possibilidade da vida além da morte, de uma continuidade para a trajetória do espírito através da reencarnação e da comunicação com o espírito dos mortos. A religião Espírita assim como qualquer outra religião é capaz de aferir orientações comportamentais responsáveis por guiar a conduta do indivíduo no cotidiano, fornecendo sentidos e significados imbuídos na construção da realidade dos sujeitos. Para um enquadramento analítico da manifestação mediúnica recorro ao discurso construído por meus interlocutores - os médiuns espíritas- acerca da experiência religiosa da mediunidade. Entendo como relevante a pergunta: o que essa experiência mediúnica significa para eles? A presente pesquisa visa discutir os possíveis sentidos elaborados em torno das práticas mediúnicas na religião Espírita, a partir dos relatos, das experiências e das memórias de vida de médiuns kardecistas da cidade de Juiz de Fora- MG. Para tanto, empreendo uma investigação de caráter qualitativo, elaborado com base em uma etnografia desenvolvida em centros espíritas Kardecistas da cidade, articulada à análise documental e bibliográfica acerca da mística espírita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspiritismopt_BR
dc.subjectExperiência mística e religiosapt_BR
dc.subjectMédiumpt_BR
dc.subjectMediunidadept_BR
dc.subjectKardecismopt_BR
dc.subjectSpiritismpt_BR
dc.subjectMysticism and religious experiencept_BR
dc.subjectMediumpt_BR
dc.subjectMediumshippt_BR
dc.subjectSpiritualismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO médium espírita e a fenomenologia da experiência mediúnica a partir do diálogo entre ciência da religião e ciências sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.