Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7089
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ronandealmeidasiqueira.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Raphael Bispo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757795T4pt_BR
dc.contributor.referee2França, Isadora Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764418J8pt_BR
dc.creatorSiqueira, Ronan de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4657428Y4pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T12:17:58Z-
dc.date.available2018-08-27-
dc.date.available2018-08-28T12:17:58Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7089-
dc.description.abstractThis work aims at investigating the social construction of male professionals of erotic dance, known as Gogoboys. Through a qualitative research based on ethnography, I explored the universe of these professionals in the city of Juiz de Fora – MG (Brazil), associated to the interviews with these social actors, either in performance or with those who have performed this activity in the past, trying to analyze the construction of the male body, the role of dance, as well as the perspective of this activity as a form of income supplementation. The research was also based on the investigation of the topic in the virtual field, through the analysis of websites and blogs as well as in the conduct of interviews with professionals working in the city of Rio de Janeiro. The practice of erotic dance performed by men is a social marker of differences, starting with the body, the representation of a masculinity founded mainly on the collective imaginary, which links it to other types of sexual performances. Here, I associate the character gogoboy with other modalities of erotic dances, evidencing the coexistence of related activities in the extensive segmentation of the erotic market. The proposal, however, is not only to think of body and dance as the founding reason of this social grouping - as an individual who dances and takes off his clothes- but as well to consider his technique in the production of desire and the very learning of the character and to consider how he establishes and develops his practices in the city. My attention to its local production, as an activity used to mark identity and gender, is justified on the principle of its virtual existence, shared in cyber space. Although the existence and performance of this character exceed the local borders, its construction is constantly updated locally, according to its field of possibilities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz como proposta a investigação da construção social dos profissionais masculinos da dança erótica, conhecidos como Gogoboys. Através da pesquisa qualitativa, baseado na etnografia, procurou conhecer o universo de atuação destes profissionais na cidade de Juiz de Fora – MG (Brasil), associado à realização de entrevistas com estes atores sociais, seja em atuação, seja com aqueles que desempenharam esta atividade no passado, procurando analisar a construção do corpo masculino, o papel da dança, bem como a perspectiva desta atividade como forma de complementação de renda. A pesquisa também se baseou na investigação do tema no campo virtual, através de sites e blogs, assim como na realização de entrevistas com profissionais em atuação na cidade do Rio de Janeiro. A prática da dança erótica realizada por homens é marcadora social de diferenças, a começar pelo corpo, pela representação de uma masculinidade fundada principalmente no imaginário coletivo, que o vincula a outros tipos de performances sexuais. Aqui, associo o personagem gogoboy com outras modalidades de danças erótica, evidenciando a coexistência de atividades afins na extensa segmentação do mercado erótico. A proposta, no entanto, não é apenas pensar o corpo e a dança como mote fundador deste agrupamento social, como um indivíduo que dança e tira a roupa, mas de sua técnica como produção de desejo e o próprio aprendizado do personagem, como ele se estabelece e desenvolve suas práticas, na cidade. Minha atenção para sua produção local, como uma atividade utilizada para marcar identidade e gênero, tem como princípio sua existência virtual, compartilhada no espaço cibernético. Embora a existência e atuação deste personagem ultrapasse as fronteiras locais, sua construção é constantemente atualizada localmente, de acordo com seu campo de possibilidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGogoboypt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectGogoboypt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectMasculinitypt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePor onde andam os gogoboys de Juiz de Fora? Território, mercado e performance entre os profissionais masculinos de dança eróticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.