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dc.contributor.advisor1Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787168A3pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.contributor.referee2Rios, Andre Rangel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSilva, José Alexandre da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T11:15:28Z-
dc.date.available2018-08-23-
dc.date.available2018-08-24T11:15:28Z-
dc.date.issued2013-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7031-
dc.description.abstractThis paper aims a hypothesis that is capable to justify the unstable endurance of the narrative form used by Avelino Fóscolo regarding the literary movements known as Realism/Naturalism as genre in his literary work Morro Velho (1999), using the Derrida’s concept of specter according to his conference Specters of Marx (1994) which was lectured in the University of California in 1993, being published afterwards. Starting from the late classification given to the novel as being attached to the late Naturalism associated to social protest novel and to a literary formula considered as overused, this paper will approach historical, social and literary aspects that allow us to understand the reasons of the recurrence of this artistic movement in 1940. Thereunto, this literary analysis will investigate the wide range of denominations that is pertinent to Naturalism in different circumstances, patterns and epochs, which can also be observed in diverse moments in Brazilian Literature as a consequence of factors that arose and remained throughout History as a trace.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é buscar uma hipótese que justifique a persistência instável da forma narrativa utilizada por Avelino Fóscolo quanto, ao Realismo/Naturalismo como gênero em sua obra Morro Velho (1999), resgatando para isso o conceito derridiano de espectro em consonância com sua conferência Espectros de Marx (1994) proferida na Universidade da Califórnia em 1993 e transformada em livro posteriormente. Partindo da classificação dada ao romance como sendo vinculado ao naturalismo tardio da denúncia social e de uma fórmula literária considerada desgastada, serão abordados aspectos históricos, sociais e literários que permitam desvendar o reaparecimento de tal escola literária em 1940. Para isso, será analisado um leque de denominações que a ela se referem nas mais diversas circunstâncias, formas e tempos, as quais ainda podem ser observadas em momentos distintos da literatura brasileira como consequência de fatores que surgiram e permaneceram ao longo da história como um rastro.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsCES/JFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvelino Fóscolopt_BR
dc.subjectMorro Velhopt_BR
dc.subjectRealismo/naturalismopt_BR
dc.subjectEspectropt_BR
dc.subjectRastropt_BR
dc.subjectAvelino Fóscolopt_BR
dc.subjectMorro Velhopt_BR
dc.subjectRealism/naturalismpt_BR
dc.subjectSpecterpt_BR
dc.subjectTracept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleEspectros de Zola: a persistência instável da estética realista/naturalista na obra Morro Velho de Avelino Fóscolopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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