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dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Renata Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437842D3pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Arthur Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700170Z8pt_BR
dc.creatorBrancato, João Victor Rossetti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-03T14:04:42Z-
dc.date.available2018-06-29-
dc.date.available2018-07-03T14:04:42Z-
dc.date.issued2018-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6899-
dc.description.abstractAdalberto Pinto de Mattos (1888-1966) was an artist, teacher and art critic in Rio de Janeiro. This research aims to analyze the author’s artistic literature produced during the 20's, period of his activity in the magazines O Malho, Para Todos and Illustração Brasileira. From these sources, it seeks to investigate what principles rule his texts and his main formative references, in order to understand his judgements about national and foireign painting. This work focuses in the dialogue between tradition and modernity and privileges intertextual relations between Mattos’ criticism and that of others critics and theorists, both of the past and his contemporaries. The assumed historiographical position commits itself to a revision about brazilian art between 19th and 20th centuries.pt_BR
dc.description.resumoAdalberto Pinto de Mattos (1888-1966) foi artista, professor e crítico de arte no Rio de Janeiro. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a literatura artística produzida pelo autor durante a década de 20, momento de sua atividade nas revistas O Malho, Para Todos e Illustração Brasileira. A partir dessas fontes, busca-se investigar os princípios que regem seus textos e suas principais referências formativas a fim de compreender seus juízos acerca da pintura nacional e estrangeira. O trabalho centra-se no diálogo entre a tradição e a modernidade e privilegia as relações de intertextualidade entre a crítica de Mattos e a de outros críticos e teóricos, tanto do passado quanto seus contemporâneos. A postura historiográfica assumida compromete-se a uma revisão sobre a arte brasileira do entresséculos XIX e XX.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdalberto Mattospt_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectAdalberto Mattospt_BR
dc.subjectArt criticismpt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectBrazilian artpt_BR
dc.subjectArt historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleCrítica de arte e modernidade no Rio de Janeiro: intertextualidade na imprensa carioca dos anos 20 a partir de Adalberto Mattos (1888-1966)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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