Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6874
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandadutramaracaja.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Coppus, Alinne Nogueira Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774428E5pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra-Perez, Carolina dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769897D6pt_BR
dc.contributor.referee2Defilippo, Juliana Gervason-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701539T0pt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorMaracajá, Fernanda Dutra-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4429658E3pt_BR
dc.date.accessioned2018-06-27T12:25:26Z-
dc.date.available2018-06-27-
dc.date.available2018-06-27T12:25:26Z-
dc.date.issued2018-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6874-
dc.description.abstractThis dissertation proposes a theoretical approach on some issues related to children's literature, based on an analysis of Lygia Bojunga's The Yellow Handbook (1976/2015), taking as a background psychoanalytic theory, the aesthetics of reception, the sociology of childhood and the theories and critiques of children's literature. Among several questions, some of them were indispensable to the delineation of the present research: what can be considered as "childhood"? What delimits a so-called children's literature? How does the reading process carried out by a child occur? Is it possible to consider that creative reading has similarities to playing? Can reading, like playing, be considered a resource of articulation of signifiers that operates, therefore, effects on the subject-reader? The field today named children's literature is difficult to approach, considering that it involves social, cultural, economic and political factors. Therefore, it is also sought to locate such impasses so that the theme is taken in its complexity, without being reduced to the stereotypes that accompany it, considering that the place attributed to the child-reader interferes in the cultural production aimed at such a public. In addition to the theoretical tools used, it is used the books of the same author, Paisagem (2013), Fazendo Ana Paz (2007a) and Livro - um encontro (2007b), due to the fact that these works express the author's gaze, in a creative way , on the process of reading, writing and the relation between them.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe um debruçar teórico sobre algumas questões relativas à literatura infantil, a partir de uma análise da obra A bolsa amarela (1976/2015), de Lygia Bojunga., tomando-se como pano de fundo a teoria psicanalítica, a estética da recepção, a sociologia da infância e as teorias e críticas da literatura infantil. Entre diversos questionamentos, alguns deles foram indispensáveis ao delineamento da presente pesquisa: o que pode ser considerado como "infância"? O que delimita uma literatura dita infantil? Como ocorre o processo de leitura realizado por uma criança? É possível aproximar a leitura criativa ao brincar? A leitura, como o brincar, pode ser considerado um recurso de articulação de significantes que opera, portanto, efeitos no sujeito-leitor? O campo hoje nomeado literatura infantil é de difícil abordagem, tendo em vista que envolve uma série de fatores sociais, culturais, econômicos e políticos. Por isso, busca-se, também, localizar tais impasses para que o tema seja tomado em sua complexidade, sem ser reduzido aos estereótipos que o acompanham, considerando que o lugar atribuído ao leitor-criança interfere na produção cultural voltada para tal público. Além das ferramentas teóricas utilizadas, recorre-se aos livros, da mesma autora, Paisagem (2013), Fazendo Ana Paz (2007a) e Livro - um encontro (2007b), devido ao fato de essas obras exprimirem o seu olhar, de forma criativa, quanto ao processo de leitura, de escrita e a relação entre eles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLygia Bojungapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectSociologia da infânciapt_BR
dc.subjectLygia Bojungapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectReception theorypt_BR
dc.subjectSociology of childhoodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleInquietações sobre a infância na obra de Lygia Bojungapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.