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dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Raul Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798456Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Barreto, Alessandra Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707137H1pt_BR
dc.creatorLaier, Aline Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384125D6pt_BR
dc.date.accessioned2018-06-27T12:13:26Z-
dc.date.available2018-06-18-
dc.date.available2018-06-27T12:13:26Z-
dc.date.issued2014-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6872-
dc.description.abstractThe current research aims at gathering the path and crossings of African students migrating to the city of Juiz de Fora to take a college degree, notoriously students related to the ProgramaEstudanteConvênioGraduação – PEC-G. Assuming that student migration, beyond spatial displacement, brings in its core shifts regarding individual identity and carries itself out through social networking established between home country and destination country, we aim to think over on how African students settle at the bosom of schooling universe of the Brazilian society and in what ways the interaction amongst this new social reality contributes for individuals and groups formed by them to activate new identity categories, operating changes individually and socially-wise. “Being African” in the context of sociability living of a college youth, is an identity facet reassured daily. This facet is also celebrated through events which are organized by those students; through speeches of what is being African in the migration setting, a way by which some symbolic elements are triggered. We also intend to reflect on the project of student migration, the choice of migration to take a college degree, the arrival and experiences lived, as much as plans after graduation. For a method, ethnography was used, through the observation of participants and open interviews. Also, for a better understanding of those students’ original student universe and about the origins and implications of student migration, a research about the Brazilian-African relation was necessary; about the (re)setting of a black identity at the 20th century; the question of Portuguese-speaking African countries and Portuguese language as a common cultural inheritance; as well as governmental agreements moved by the Brazilian government and African countries in order to encourage migrations.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo apreender as trajetórias e travessias dos estudantes africanos que migram para a cidade de Juiz de Fora para cursarem o ensino superior, notadamente os estudantes atrelados ao Programa estudante convênio graduação – PEC-G. Partindo do pressuposto de que a migração estudantil, para além do deslocamento espacial, traz em seu cerne transformações acerca das identidades dos indivíduos e se realiza por intermédio das redes sociais estabelecidas entre o país de origem e o país de destino, busca-se refletir como estudantes africanos se inserem no seio do universo estudantil da sociedade brasileira e de que forma a interação dentro desta nova realidade social contribui para que indivíduos e os grupos por eles formados acionem novas categorias identitárias, operando transformações no plano individual e social. “Ser africano” no contexto da vivência da sociabilidade de uma juventude universitária, é uma faceta identitária que se (re)afirma cotidianamente. Esta faceta também é celebrada através de eventos organizados por estes estudantes; através dos discursos do que é ser africano no contexto migratório, forma pela qual alguns elementos simbólicos são acionados. Também se pretende refletir acerca do projeto da migração estudantil, da decisão de migrar para cursar o ensino superior, a chegada e as experiências vivenciadas, assim como os planos para depois da formação. Como método, utilizou-se a etnografia, através da observação participante e de entrevistas abertas. E para um entendimento maior do universo social do qual estes estudantes são oriundos e sobre as origens e implicações das migrações estudantis, fez-se necessário uma pesquisa acerca da história das relações Brasil-África; sobre a (re)configuração de uma identidade negra à partir do século XX; a questão dos PALOP e a língua portuguesa como um patrimônio cultural em comum; assim como os acordos governamentais empreendidos pelo governo brasileiro e os países africanos de modo a fomentar as migraçõespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMigração estudantilpt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEstudantes africanospt_BR
dc.subjectPrograma Estudante Convênio Graduação– PEC-Gpt_BR
dc.subjectStudent migrationpt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectSocial networkingpt_BR
dc.subjectAfrican studentspt_BR
dc.subjectProgramaEstudanteConvênioGraduação – PEC-Gpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEnsino “Além Mar” : trajetórias e travessias de estudantes africanos no ensino superior em Juiz de Fora - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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