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dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780194H3pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700503J6pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236667Z0pt_BR
dc.creatorDias, Daniele Aparecida Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-06-26T15:11:28Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2018-06-26T15:11:28Z-
dc.date.issued2017-12-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6853-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Assessment of Public Education (PPGP) of the Center for Education Public Policies and Educational Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The management case to be studied discusses the issues in the planning of the training that is provided by the CAEd Field Team based on the analysis of the operational difficulties reported during the assessment process. The goals of this study were: (i) to critically describe the planning and design of the training; (ii) to identify and analyze the most recurrent operational problems observed in the execution of the testing; and (iii) to provide an intervention plan to overcome the problems diagnosed in the research. We hypothesize that the training has not been completely adequate since it hasn’t been able to efficiently avoid the problems that are recurrent in the testing process. To do so, we used as methodology the analysis of registered occurrences and reports collected by the field team members and also by the Call Center attendance reports at the time of the testing. These data were categorized into macro and micro categories that provided a more detailed analysis of the difficulties. Under the theoretical contribution of Pacheco et al (2009), Carvalho (2010) and Filho (2007), the concepts and possibilities of the activity of training people and the premises of the teaching of youth and adults for the construction of learning were discussed. Therefore, in order to minimize the difficulties mapped by this research, an Action Plan of Education (PAE) was proposed, composed of feasible strategies to be carried out by the CAEd Field Team to improve training and reduce problems verified in the process of testing.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). O caso de gestão estudado discute as dificuldades no processo de elaboração das capacitações da equipe de campo do CAEd, a partir da análise das dificuldades detectadas durante o processo avaliativo. Os objetivos definidos para este estudo foram: (i) descrever criticamente o planejamento e o desenho das capacitações; (ii) identificar e analisar os problemas mais recorrentes observados nos plantões de aplicação; e (iii) propor um plano de intervenção para superação dos problemas diagnosticados na pesquisa. Assumimos como hipótese que as capacitações não têm sido totalmente eficientes, na medida em que não conseguem evitar problemas recorrentes na aplicação. Para tanto, utilizamos, como metodologia de produção dos dados, a análise documental das planilhas de ocorrências e dos relatórios de atendimento do Call Center, produzidos a partir das informações coletadas no plantão da aplicação dos testes. Esses dados foram categorizados em macro e microcategorias que propiciaram uma análise mais detalhada das dificuldades. Sob o aporte teórico de Pacheco et al (2009), Carvalho (2010) e Filho (2007), foram discutidos os conceitos e as possibilidades da atividade de formação de pessoas e das premissas do ensino de jovens e adultos para a construção da aprendizagem. Diante disso, visando minimizar as dificuldades mapeadas por esta pesquisa, propôs-se um Plano de Ação Educacional (PAE), composto de estratégias exequíveis, a ser executado pela equipe de campo da Coordenação de Operações de Avaliação – COA, para aprimoramento das capacitações e diminuição dos problemas verificados na aplicação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectCapacitação educacionalpt_BR
dc.subjectCAEdpt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectEducational qualificationpt_BR
dc.subjectCAEdpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContribuições para a capacitação da equipe de campo do CAEd na aplicação das avaliações externaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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