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dc.contributor.advisor1Bessegato, Lupércio França-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705231H0pt_BR
dc.contributor.referee1Quinino, Roberto da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723138J5pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763809U0pt_BR
dc.contributor.referee3Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.creatorMancio, Marcelo Gaio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334360D4pt_BR
dc.date.accessioned2018-06-14T11:32:02Z-
dc.date.available2018-06-14-
dc.date.available2018-06-14T11:32:02Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6824-
dc.description.abstractDifferent studies have pointed to the correlation between entrepreneurship by opportunity and the economic growth of a country. University students are a public more prone to entrepreneurship for opportunity, as they have more access to knowledge than most of the population. Entrepreneurial education has evolved as a field of research, bringing evidence that it is possible to develop the intention and skills to undertake through formal education. In this context, this research aimed to prepare a proposal for an entrepreneurial education program suitable for the Brazilian university context. For this purpose, UFJF was used as a pilot for the application of diagnostic questionnaires and for the elaboration of the program proposal. 545 questionnaires were applied to students in the areas of (i) Engineering, Technologies, and Exact Sciences, (ii) Applied Social Sciences, (iii) Humanities and Social Sciences and (iv) Biological and Health Sciences. The analysis of the data collected resulted in the identification of 4 factors underlying the construct of entrepreneurial intent and 8 factors underlying the construct of entrepreneurial skills. It was found that the intention to undertake and entrepreneurial skills are more present areas (i) and (ii), traditionally closest to the business world. Moreover, there was a predilection and a greater belief in the ability to undertake among men than in women. Based on the primary research carried out and the revision of the literature, a proposal for an entrepreneurial education program in the university context was elaborated, consisting of 3 disciplines that, offered in an integrated way, are believed to develop the student’s intention and entrepreneurial skills. Understanding that both human and biological areas and women can contribute to the development of entrepreneurship in UFJF and Brazil, the proposed program sought to include actions that contemplate these audiences.pt_BR
dc.description.resumoDiferentes estudos têm apontado a correlação entre o empreendedorismo por oportunidade e o crescimento econômico de um país. Os estudantes universitários são um público mais propenso ao empreendedorismo por oportunidade, pois têm mais acesso a conhecimentos que a maioria da população. A educação empreendedora tem evoluído enquanto campo de pesquisa, trazendo evidências de que é possível desenvolver a intenção e as competências para empreender por meio do ensino formal. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de programa de educação empreendedora adequado ao contexto universitário brasileiro. Para tanto, utilizou-se a UFJF como um piloto para a aplicação dos questionários de diagnóstico e para a elaboração da proposta de programa. Foram aplicados 545 questionários junto a estudantes das áreas de (i) Engenharias, Tecnologias, Ciências Exatas e da Terra, (ii) Ciências Sociais Aplicadas, (iii) Ciências Humanas e Sociais e (iv) Ciências Biológicas e da Saúde. A análise dos dados coletados resultou na identificação de 4 fatores subjacentes ao construto da intenção empreendedora e 8 fatores subjacentes ao construto das competências empreendedoras. Verificou-se que a intenção de empreender e as competências empreendedoras estão mais presentes áreas (i) e (ii), tradicionalmente mais próximas ao mundo dos negócios. Além disso, observou-se uma predileção e uma maior crença na capacidade de empreender entre os homens do que nas mulheres. Com base na pesquisa primária realizada e na revisão da literatura, elaborou-se uma proposta de programa de educação empreendedora no contexto universitário, composto por 3 disciplinas que, oferecidas de maneira integrada, acredita-se que possam desenvolver a intenção e as competências empreendedoras dos estudantes. Entendendo que tanto as áreas de humanas e biológicas quanto as mulheres têm a contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo na UFJF e no Brasil, o programa proposto buscou incluir ações que contemplem esses públicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subjectIntenção empreendedorapt_BR
dc.subjectCompetências empreendedoraspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectEntrepreneurial educationpt_BR
dc.subjectEntrepreneurial intentionpt_BR
dc.subjectEntrepreneurial skillspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEducação empreendedora no ensino superior: proposta de um programa adequado ao contexto brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



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