Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/679
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosanamariachristofolodasilva.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior , Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Kelmer Esteves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Juliana Anacleto dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771390D6pt_BR
dc.creatorSilva, Rosana Maria Christofolo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-05T11:49:54Z-
dc.date.available2016-02-04-
dc.date.available2016-02-05T11:49:54Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/679-
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to analyze which factors led the Manuel Bandeira School (fictional name) to change its position as one of the worsts elementary schools in the city Juara/MT, in the early 1990s, in terms of the quality of teaching and academic achievent of its students, to the school with the highest Development Index of Basic Education (IDEB), in the year 2011, in the state of Mato Grosso. Therefore, by means of the improvement in the quality of education in the state, specifically in the state schools of the Cefapro hub of Juara, we aimed to identify, in this analysis, the factors that contributed to such improvement, investigating and mapping out the pedagogical management actions imbued with educational projects which were implemented between 2008 and 2013, as we intend to comprehend in which manner the manager‘s work impacted the reached results. The research, of qualitative approach, drew from semi-structured interviews as a data gathering instrument, conducted with the management team of such school, with the member of its CDCE and with the principal who managed previous mandates, as well as in loco observation and documental analysis. In order to analyze the reality experienced, we found basis in theories that discuss the role of the manager nowadays, beginning a process of perception aimed at magnifying the participative and pedagogical position of the managers. Aiming to socialize and divulge such factors, besides learning the actions that set in motion the educational practices which proved successful in the school, and improving the ones that needed, we proposed an Educational Intervention Plan, directed to the State Education Secretariat.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o intuito de analisar os fatores que levaram a Escola Estadual Manuel Bandeira (nome fictício) a modificar sua posição de uma das escolas de ensino fundamental do município de Juara/MT, no início da década de 1990, com maiores dificuldades em termos da qualidade do ensino oferecido e da promoção do rendimento acadêmico de seus alunos, para a unidade escolar com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ano de 2011, do estado do Mato Grosso. Assim, mediante a necessidade da melhoria da qualidade da educação no estado, especificamente nas escolas estaduais do polo do Cefapro de Juara, buscou-se identificar, nesta análise, os fatores que contribuíram para essa melhoria, investigando e mapeando as ações gestoras pedagógicas, imbuídas dos projetos educativos que foram implementados entre os anos de 2008 a 2013, no intuito de compreender de que forma o trabalho do gestor exerceu efeitos nos resultados alcançados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se valeu de entrevistas semiestruturadas como instrumental de coleta de dados, realizadas com a equipe gestora da referida escola, com o membro do seu Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) e com uma diretora que atuou nas gestões anteriores. Além disso, foi utilizada a observação in loco e a análise documental. Para avaliação da realidade vivenciada, este estudo foi respaldado por teorias que discutem o papel do gestor ao longo dos anos, em uma reflexão sobre quais ações o gestor deve promover na atualidade, iniciando um processo de percepção com vistas à ampliação da postura participativa e pedagógica dos gestores Com o intuito de socializar e divulgar os fatores encontrados na análise dos dados, além de possibilitar a aprendizagem das ações que desencadearam práticas educacionais que se fizeram exitosas na escola e aprimorar as que se mostraram necessárias, foi proposto um Plano de Intervenção Educacional, dirigido à Secretaria de Educação do Estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectDimensões e competências gestoraspt_BR
dc.subjectProjetos educativospt_BR
dc.subjectResponsabilizaçãopt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectManagement dimensions and competenciespt_BR
dc.subjectEducational Projectspt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA ação gestora e a responsabilização na educação pública: um estudo de caso em uma escola do estado do Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.