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dc.contributor.advisor1Cabral, Jimmy Sudário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221264D2pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777248H7pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Alexandre Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751407U0pt_BR
dc.creatorLins, Rafael de Castro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263989U9pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T13:58:43Z-
dc.date.available2018-05-17-
dc.date.available2018-05-22T13:58:43Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6780-
dc.description.abstractThe research paper was concentrated at the analysis of selected works of Albert Camus, a litter French-Algerian, seen at the treaty to the 20th century Christian religious imaginary. At the first hand, it was made an analytical passage at the Theater of the Absurd – the dramas Caligula and The Misunderstanding – in order to report the camusian conception of the Christian divinity. Under the denial‘s prism. At the second hand, it was concentrated on the novel The Plague, looking for the camusian perception about holiness without God. At the Theater of the Absurd, God was represented in silence terms. Thus, constituting a peculiar form of negative eschatology. At the novel The Plague, the God‘s silence precedes and impels holiness without God. In this sense, the research could focus on the litter-dramatic itinerary by God‘s silence to the holiness without God. The basic concepts of camusian thought, Absurd and Revolt, were delimited. Concerning to the Christian religion and reduced, thus, to the silence and holiness aspects. Retracting in the opacity terms, The God Question, were left on the Theater of the Absurd to give a place to the question about holiness with no God in The Plague. Under war‘s influence, Camus outlined a world in decay, governed by tragic force, and above it there was a missing God who stay in silence in front of the death spectacle. Despite, for Camus the Revolt is the only logic result of Absurd‘s confirmation, because of it, The Plague translate it by following morally in opposition to misery and death, without waiting God than him silence. In this outburst death‘s resistance rises the typical novel character, the holy without God. At the end, the moral in holy without God was focused. It was provided by compassion and hope deprived, the camusian holy was born by the sensible experience with suffering, it is held, essentially, by the horror of death and inexpiable scandal in the madness presence.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa concentrou-se na análise de seletas obras do literato franco-argelino Albert Camus, com vistas no trato camusiano ao que tange o imaginário religioso cristão do século XX. Inicialmente, fez-se uma passagem analítica pelo Teatro do Absurdo – as peças Calígula e O Equívoco – a fim de retratar a concepção camusiana da divindade cristã sob o prisma da negação. O passo seguinte concentrou-se sobre o romance A Peste, à procura da percepção camusiana acerca da santidade sem Deus. No Teatro do Absurdo Deus fora representado em termos de silêncio, instituindo assim uma forma peculiar de escatologia negativa. No romance A Peste o silêncio de Deus precede e impele à santidade sem Deus. Nesse sentido, a pesquisa pôde realçar o itinerário lítero-dramático a partir do silêncio de Deus à santidade sem Deus. Os conceitos basilares do pensamento camusiano, Absurdo e Revolta, foram delimitados no que diz respeito à religião cristã e reduzidos, portanto, aos aspectos do silêncio e da santidade. Ao retratá-la em termos de opacidade, a Pergunta Deus fora abandonada no Teatro do Absurdo para dar lugar à pergunta pela santidade sem Deus em A Peste. Sob a influência da Guerra, Camus esboçou um mundo em ocaso, regido por forças trágicas, e acima dele um Deus omisso que se cala diante do espetáculo da morte. Não obstante, para Camus a Revolta é o único resultado lógico da constatação do Absurdo, por isso A Peste traduz-se em seguir moralmente em oposição à miséria e à morte, sem esperar de Deus senão o seu silêncio. Neste rompante de resistência à morte desponta o personagem tipo do romance, o Santo sem Deus. Por último fitou-se a moral do Santo sem Deus. Provida de compaixão e destituída de esperanças, a moral do Santo camusiano nasce da experiência sensível com o sofrimento, ela se sustém essencialmente sobre o horror à morte e o escândalo inexpiável na presença do mal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlbert Camuspt_BR
dc.subjectSilêncio de Deuspt_BR
dc.subjectSanto sem Deuspt_BR
dc.subjectTeodiceiapt_BR
dc.subjectA Pestept_BR
dc.subjectO Equívocopt_BR
dc.subjectAlbert Camuspt_BR
dc.subjectGod‘s Silencept_BR
dc.subjectHolly without Godpt_BR
dc.subjectTheodicypt_BR
dc.subjectThe Plaguept_BR
dc.subjectThe Misunderstandingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAlbert Camus – do silêncio de Deus à santidade sem Deuspt_BR
dc.title.alternativeAlbert Camus – from God’s silence to holiness without Godpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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