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dc.contributor.advisor1Cristófaro, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707090E6pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Afonso Celso Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708446Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Hércules Tolêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793453Z4pt_BR
dc.creatorSilva, Magali Soares da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242614H2pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-05T11:49:19Z-
dc.date.available2016-02-04-
dc.date.available2016-02-05T11:49:19Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/677-
dc.description.abstractThe National School Library Program (PNBE) is a project of greater scope in distribution of books created in 1997 by the Ministry of Education (MEC) by the Department of Basic Education (SEB), with funds from the National Fund for the Development of Basic Education (ENDF). This dissertation aims to know how they were received and published the collections targeted to teachers Library National School Program (PNBE) in state schools that meet the initial years, with the Regional Superintendent of Education of Governador Valadares (SRE / GV). How to cut, was analyzed PNBE Teacher 2010, since this year the program reached all teachers of basic education. In possession of this survey seeks to highlight management possibilities in using this feature of the school library, in the continuing education of teachers and program improvement. Regarding the methodology, the research is qualitative basis, using the case study method that enables the understanding of institutions surveyed in their sociocultural aspect of integrating the dynamics of the managing ownership of PNBE teacher. For data collection worked with: document analysis, literature, non-participant observation, questionnaires to teachers and administrators in these schools. The main theoretical contributions are at work the 10 new skills to teach, Philippe Perrenoud; dimensions of school management and their skills, Heloise Lück, programs of teacher training for the Brazil / MEC dialoguing with authors such as Marina Feldmann, the importance of space library and trained professional mediator to read with José Castilho Marques Neto and others that corroborate the importance of books and reading in the continuing education of teachers. The results indicated the need to expand the technical expertise of professionals working in school libraries for better use of the program and PNBE teacher as a resource in the possibilities of continuing education teachers at school.pt_BR
dc.description.resumoO Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) é o um projeto de maior abrangência em distribuição de livros criado em 1997, pelo Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria de Educação Básica (SEB), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). Esta dissertação objetiva conhecer como foram recebidos e divulgados os acervos direcionados aos professores do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) nas escolas estaduais que atendem aos anos iniciais, junto a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE/GV). Como recorte, foi analisado o PNBE do professor de 2010, visto que neste ano o programa atingiu todos os professores da Educação Básica. Em posse desse levantamento procura apontar possibilidades gestoras na utilização desse recurso da biblioteca escolar, na formação continuada dos docentes e melhoramento do programa. Quanto à metodologia, a pesquisa é de base qualitativa, utilizando o método estudo de caso que possibilita a compreensão das instituições pesquisadas em seu aspecto sociocultural integrando-a a dinâmica gestora de apropriação do PNBE do professor. Para coleta de dados trabalhou-se com: análise documental, pesquisa bibliográfica, observação não participante, questionários aplicados a professores e gestores dessas escolas. Os principais aportes teóricos estão na obra As 10 novas competências para ensinar, de Philippe Perrenoud; Dimensões da gestão escolar e suas competências, de Heloísa Lück, os programas de formação pedagógica do Brasil/MEC dialogando com autores como Marina Feldmann, a importância do espaço da biblioteca e o profissional capacitado para mediador de leitura com José Castilho Marques Neto e outros que corroboram na importância do livro e da leitura na formação continuada do professor. Os resultados apontaram na necessidade de ampliar as competências técnicas do profissional que atua nas bibliotecas escolares para melhor aproveitamento do programa, tendo o PNBE do professor como um recurso nas possibilidades de formação continuada dos docentes no espaço escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNBE do professorpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPolíticas de leiturapt_BR
dc.subjectPNBE teacherpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectReading policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO PNBE do professor: uma possibilidade de formação. Estudo de caso da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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