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dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Carla Montuori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731982225546672pt_BR
dc.creatorMagalhães, Vanilda Gomes Cantarino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752353663105835pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T12:12:10Z-
dc.date.available2018-04-26-
dc.date.available2018-05-09T12:12:10Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6756-
dc.description.abstractBased on the mutual influence established between the fields of media and politics, this dissertation proposes to initially discuss the centrality of the media field in contemporary times and the growing process of mediatization of social life. The research develops a study on the political and media strategies used by candidates for the City of Juiz de Fora in 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) and Wilson Rezende (PSB) – from the analysis of the Free Election Hours (HGPE) programs and their respective fanpages. The study focuses on the first and second rounds of the municipal election of Juiz de Fora in 2016. As a theoretical foundation, the article discusses how the media and political interface generates a personalistic and spectacular campaign (GOMES, 2004; MANIN, 1995). Information and data on the regulation of electoral propaganda are presented, which, in 2015, changed and was reduced in the mass media (ALDÉ; BORBA, 2016), the role of TV and its place in media consumption in Juiz de Outside (CHAVES, 2016). We discuss the role of the Internet and social networks in electoral campaigns in Brazil since the 2010 election, which represented the milestone of the use of this new type of media. As a methodological technique for data analysis, we used Content Analysis (Bardin, 1977). According to Oliveira (2004), the campaign and metacampaign segments are analyzed and cataloged, the types of languages used and if these are adapted to the grammar of the media. In the fanpages it is analyzed whether there is a recurrence or not of the subjects treated in the HGPE and the emphasis in the segments of metacampanha. It starts from the hypothesis that we experience a transition from the models of political propaganda, moving to a hybrid model between mass media and digital media that complement each other.pt_BR
dc.description.resumoA partir da mútua influência estabelecida entre os campos da mídia e da política, a presente dissertação se propõe a discutir inicialmente a centralidade do campo midiático na contemporaneidade e o crescente processo de midiatização da vida social. A pesquisa desenvolve um estudo sobre as estratégias políticas e midiáticas utilizadas pelos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) e Wilson Rezende (PSB) – a partir da análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e das respectivas fanpages. O estudo concentra-se durante o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal de Juiz de Fora em 2016. Como fundamentação teórica, o artigo discute como a interface mídia e política gera uma campanha personalista e espetacular (GOMES, 2004; MANIN, 1995). São apresentados informações e dados sobre a regulamentação da propaganda eleitoral, que, em 2015, teve alterações e foi reduzida na mídia massiva (ALDÉ; BORBA, 2016), o papel da TV e o seu lugar de destaque no consumo de mídia em Juiz de Fora (CHAVES, 2016). Discute-se o papel da internet e das redes sociais em campanhas eleitorais no Brasil desde a eleição de 2010, que representou o marco da utilização desse novo tipo de mídia. Como técnica metodológica para análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). São analisados e catalogados, de acordo com Oliveira (2004), os segmentos de campanha e metacampanha, os tipos de linguagens utilizadas e se estas se adaptam à gramática da mídia. Nas fanpages, é analisado se há uma recorrência ou não dos temas tratados no HGPE e a ênfase nos segmentos de metacampanha. Parte-se da hipótese de que vivencia-se uma transição dos modelos de propaganda política, passando para um modelo híbrido entre mídias massivas e mídias digitais que se complementam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHorário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)pt_BR
dc.subjectFanpagept_BR
dc.subjectEleição municipal de 2016pt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectFree election propaganda schedule (HGPE)pt_BR
dc.subjectFanpagept_BR
dc.subjectMunicipal election 2016pt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectPolicypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleDas mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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