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dc.contributor.advisor1Ferreira, Víctor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236667Z0pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.creatorGoveia, Rita Izabel do Carmo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8465721D4pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-07T15:24:29Z-
dc.date.available2018-05-04-
dc.date.available2018-05-07T15:24:29Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6731-
dc.description.abstractThe present dissertation discourses on the damages generated for the rotation of professors in State School José Franco, located in the District of Is Pedro de Caldas, City of Caldas/MG, aiming at to establish forms to brighten up these impacts in the daily school. The aims defined for this study were: to describe the question of the rotation in school and as this has impactado in the developed activities inside of the institution; to analyze the generated impacts aiming at to understand the problem and to glimpse forms to brighten up it; to propose an educational action plan that assists the managing team to deal with this problem, being minimized its consequences. The researcher attributes as hypotheses that the cause of the problem in study mentions the localization to it of school and biggest provoked consequence is the difficulty with the retention of the knowledge generated for the professors. The consulted theoretical references discourse on questions as rotation, its causes and consequences, beyond approaching concerning some forms of management that can contribute to the confrontation of this fragility. The qualitative research was used as methodology and as instruments of collections of data: the documental research, semi structured interviews, structured and participant comments. The data collected in field indicaramque the Project Pedagogical Politician of school is not of the knowledge of great part of the professors and consequently, it is not implemented and nor used as norteador of the work pedagogical of the professors. Moreover, the registers of pedagogical practices are superficial and they are not systemized, making it difficult the continuity of the work in the constant exchanges of professors. On the other hand, it does not have accompaniment and adjusted pedagogical monitoramento, generating discontinuities in the projects. Thus, the Educational Action plan proposes measured directed to the confrontation of the fragilities pointed for the field research, possessing three approaches: PPP, Registros and Pedagogical Monitoramento. Are proposals directed to the Democratic Management, Management of the Knowledge and Pedagogical Management.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação discorre sobre os prejuízos gerados pela rotatividade de professores na Escola Estadual José Franco, localizada no Distrito de São Pedro de Caldas, município de Caldas/MG, visando estabelecer formas de amenizar esses impactos no cotidiano escolar. Os objetivos definidos para este estudo foram: descrever a questão da rotatividade na escola e como isso tem impactado nas atividades desenvolvidas dentro da instituição; analisar os impactos gerados, visando compreender o problema e vislumbrar formas de amenizá-lo; propor um plano de ação educacional que auxilie a equipe gestora a lidar com esse problema, minimizando suas consequências. A pesquisadora atribui como hipóteses que a causa do problema em estudo refere-se à localização da escola e uma de suas consequências seja a dificuldade em reter o conhecimento gerado pelos professores. Os referenciais teóricos consultados discorrem sobre questões como rotatividade, as suas causas e consequências, além de abordarem acerca de algumas formas de gestão que podem contribuir para o enfrentamento dessa fragilidade. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumentos de coletas de dados a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, observações estruturadas e participantes. Os dados coletados em campo indicaram que o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola não é do conhecimento de grande parte dos professores e consequentemente, não é implementado e nem utilizado como norteador do trabalho pedagógicos dos docentes. Além disso, os registros de práticas pedagógicas são superficiais e não são sistematizados, dificultando a continuidade do trabalho nas constantes trocas de docentes. Por outro lado, não há acompanhamento e monitoramento pedagógico adequado, gerando descontinuidades nos projetos. Assim, o Plano de Ação Educacional propõe medidas direcionadas ao enfrentamento das fragilidades apontadas pela pesquisa de campo, possuindo três enfoques: PPP, Registros e Monitoramento Pedagógico. São apresentadas propostas voltadas para a Gestão Democrática, Gestão do Conhecimento e Gestão Pedagógica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRotatividade docentept_BR
dc.subjectRetenção de conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectTeaching rotationpt_BR
dc.subjectRetention of knowledgept_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desafio da retenção de professores em escolas do campo: o caso da Escola Estadual José Franco em Caldas – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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