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dc.contributor.advisor1Santos, Cláudia Mônica dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789407U6pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Larissa Dahmer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763134E0pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Marina Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784161J9pt_BR
dc.creatorGaio, Raquel Mota Dias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272870T2pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-07T15:18:51Z-
dc.date.available2018-05-04-
dc.date.available2018-05-07T15:18:51Z-
dc.date.issued2018-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6728-
dc.description.abstractThe present study had as an objective to comprehend Distance Learning modality in Brazilian higher education, understood within the educational reform promoted in Brazil, focusing on the FHC, Lula, Dilma and post-impeachment governments in response to the structural crisis of capital. It also sought to analyze the role of international organizations - notably the World Bank and UNESCO - as the political subjects of capital by orienting the reforms promoted and encouraging the methodology of distance learning. The work also brings the logic of distance education in line with the perspectives and needs of the labor market. It then analyzes the implications of distance training for Social Work, but not before presenting the elements of the professional culture of Social Work and its vocational training project. The analysis works the data of the field and documentary research carried out with students, face-to-face tutors and coordinators of distance teaching pole with a view to pointing the capacity of distance learning to form social workers according to the guidelines pointed out by the entities of the category.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo estudar a modalidade Ensino a Distância no ensino superior brasileiro, compreendido dentro da reforma educacional promovida no Brasil, com foco nos governos FHC, Lula, Dilma e pós-impeachment, em respostas à crise estrutural do capital. Buscou também analisar o papel dos organismos internacionais – principalmente o Banco Mundial e a UNESCO – enquanto sujeitos políticos do capital - ao orientarem as reformas promovidas e incentivarem a metodologia de ensino a distância. O trabalho traz, ainda, a lógica da educação a distância condizente com as perspectivas e necessidades do mercado de trabalho. Analisa, então, as implicações da formação a distância para o Serviço Social mas não sem antes apresentar os elementos da cultura profissional do Serviço Social e seu projeto de formação profissional. A análise trabalha os dados da pesquisa de campo e documental realizadas com discentes, tutores presenciais e coordenadores de polo de ensino a distância com vistas a apontar a capacidade do ensino a distância de formar profissionais assistentes sociais de acordo com as diretrizes apontadas pelas entidades da categoria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA modalidade de ensino a distância no Brasil e a formação profissional em Serviço Socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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