Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6726
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelodeoliveiracostamachado.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Jairo Francisco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771297H6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Berrére, Eduardo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Stênio Sã Rosário Furtado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704692P4pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Sean Wolfgand Matsui-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762291E1pt_BR
dc.creatorMachado, Marcelo de Oliveira Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455581E9pt_BR
dc.date.accessioned2018-05-07T15:11:50Z-
dc.date.available2018-05-04-
dc.date.available2018-05-07T15:11:50Z-
dc.date.issued2018-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6726-
dc.description.abstracte-Learning is the technological representation of Distance Education, being an alterna-tive that people have found to acquire academic or extracurricular knowledge. The users of these systems can access the contents anytime, anywhere simply by having a computer device with Internet access. However, for this technology to be even more used, not only as a complement, but also as a primary alternative, it is necessary to address several challenges. The focus of the main technologies based on the improvement of education, for many years, has been the transfer of information based on the central figure of a tea-cher. This aspect, together with relevant omissions, such as the contextualization of the learning experience according to the student profile, are considered the main obstacles in e-Learning adoption. One of the most interesting challenges in this field is the selection of the sequence of learning resources that considers learners characteristics at the content delivery time - Adaptive Curriculum Sequence (ACS). The ACS generation is considered a NP-Hard problem, stimulating the use of metaheuristics, particularly of Evolutionary Computing approaches. The present work proposes a solution to generate an ACS that considers the intrinsic and extrinsic information of the learner. The Prey-Predator Al-gorithm was chosen for the problem and it have been proved suitable. The proposed solution results were based on a real learning enviroment (with real learners) and show that the proposed adaptation, besides being able to select learning resources that meet the learners learning goals, positively affects the quality of understanding. Besides, the group of students who received the ACS from the proposal presents less dropout, sugges-ting a motivational factor. In addtion, the database of learning resouces was generated which may be used in future experiments, contributing to the development of this field of research.pt_BR
dc.description.resumoO e-Learning é a representação tecnológica da Educação a Distância, sendo uma al-ternativa que as pessoas têm encontrado para adquirir conhecimento acadêmico ou extra-curricular. Os usuários desses sistemas podem acessar os conteúdos a qualquer momento e lugar, bastando possuir um dispositivo computacional com acesso à Internet. Todavia, para que essa tecnologia seja ainda mais utilizada, não somente como um complemento, mas também como uma alternativa primária, é necessário tratar diversos desafios da área. O foco das principais tecnologias baseadas na melhoria da educação, por muitos anos, tem sido a transferência de informação baseada na figura central de um professor. Esse aspecto, em conjunto a omissões relevantes, tais como a contextualização da experiência de aprendizagem de acordo com o perfil do aluno, são considerados os principais obstá-culos na adoção do e-Learning. Nesse contexto, um dos desafios mais interessantes nessa área é a seleção de uma sequência de materiais didáticos que considere as características do aluno no momento da entrega de conteúdo didático — Sequência Curricular Adaptativa (SCA). A geração da SCA é considerada um problema da classe NP-Difícil estimulando a utilização de metaheurísticas, particularmente de abordagens de Computação Evoluci-onista, na solução do problema. O presente trabalho propõe uma solução para geração de uma SCA que considere as informações intrínsecas e extrínsecas do aluno. O Algoritmo Presa-Predador foi escolhido para o problema mostrando-se adequado. Os resultados da solução proposta, se deram a partir de experimentos com uma turma real de alunos e mostram que a adaptação proposta, além de conseguir selecionar materiais didáticos que atendam aos objetivos de aprendizagem do aluno, interfere positivamente na qualidade do entendimento dos conceitos. Ademais, o grupo de alunos que recebeu a SCA a par-tir da proposta apresentou menor desistência, sugerindo um fator motivacional. Ainda como contribuição do trabalho, foi gerada uma base de materiais didático que poderá ser utilizada em experimentos futuros, contribuindo para o desenvolvimento da área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectSequência curricular adaptativapt_BR
dc.subjectAlgoritmo Presa-Predadorpt_BR
dc.subjectComputação evolucionistapt_BR
dc.subjectAdaptive curriculum sequencingpt_BR
dc.subjectPrey-Predator algorithmpt_BR
dc.subjectEvolutionary computingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleGeração de sequências curriculares adaptativas baseada no perfil dos alunos e materiais didáticos utilizando o algoritmo Presa-Predadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.