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dc.contributor.advisor1Ferreira, Clécio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842524715253287pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Luciana Verônica Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462361179591276pt_BR
dc.creatorLima, Mário Jorge Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5829773456716413pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-20T15:02:39Z-
dc.date.available2018-04-17-
dc.date.available2018-04-20T15:02:39Z-
dc.date.issued2018-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6709-
dc.description.abstractThe present research aims to identify which were the found difficulties in the realization of the monthly monitoring and evaluation of the 3.120 teachers in probationary stage in the state of Amazonas admitted in 2012. Thereby, it aims to analyze the process of development of the probationary stage in state schools of Amazonas and to identify which factors contributed to the disapproval of 281 teachers in the probationary process from 2012 to 2014. For such, the specific objectives of the research are: (I). Describe the process of monitoring and evaluation of the probationary stage in the state of Amazonas; (II). To analyze the work of monitoring the probationary stage carried out by SEDUC / AM; (III) Propose suggestions for improvements in the current model of accompaniment and monthly evaluation of the teachers in probationary stage. In chapter one a description of the management case is made based on the legal basis of the probationary stage and the reality experienced by the General Probationary Commission, the School Commissions and the teachers of the school system of Amazonas. In the second chapter it is presented the theoretical reference of the research based on two dimensions: performance evaluation and the concept of people management in public institutions and Probationary stage as a support policy for beginning teachers. Such dimensions are discussed from scholars such as Modesto (2012), Chiavenato (2008 and 2010), André (2012) and others. The chapter also presents the methodological proposal of the research based on the quantitative analysis from the statistical data obtained with the Central Evaluation Commission. And based on the analysis, in chapter three a Plan of Educational Action, (PAE) is designed to improve the approval rate of teachers in the probationary stage.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa identificar quais as dificuldades encontradas na realização do acompanhamento e na avaliação mensal dos 3.120 professores em Estágio Probatório, no estado do Amazonas, ingressos no ano de 2012. Desse modo, tem-se por objetivo geral compreender o processo de desenvolvimento do Estágio Probatório nas escolas estaduais do Amazonas, tendo em vista os fatores que contribuíram para a reprovação de 281 professores no processo de estágio entre 2012 a 2014. Para tal, apresentam-se como objetivos específicos da pesquisa: (i)descrever o processo de acompanhamento e avaliação do Estágio Probatório no estado do Amazonas; (ii) analisar o trabalho de acompanhamento do Estágio Probatório realizado pela SEDUC/AM; (iii) propor sugestões de melhorias no atual modelo de acompanhamento e avaliação mensal dos professores em Estágio Probatório. No primeiro capítulo é feita uma descrição do caso de gestão a partir da fundamentação legal do Estágio Probatório e da realidade vivenciada pela Comissão Geral de Estágio Probatório. São apresentadas as Comissões Escolares e os professores da rede pública de Ensino do Estado do Amazonas. No segundo é mobilizado o referencial teórico da presente pesquisa pautado em duas dimensões: Avaliação de Desempenho e o conceito de Gestão de Pessoas nas instituições públicas, além da noção de Estágio Probatório como uma política de apoio aos professores iniciantes. Tais dimensões são discutidas a partir de autores como Modesto (2012), Chiavenato (2008 e 2010), André (2012), entre outros. O capítulo discute, ainda, a proposta metodológica da pesquisa com base na análise quantitativa, a partir dos dados estatísticos obtidos junto a Comissão Central de Avaliação. É com base nas análises, que, no capítulo três, é traçado um Plano de Ação Educacional (PAE)visando contribuir para a melhoria do índice de aprovação dos professores no processo de Estágio Probatório.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio probatóriopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho docentept_BR
dc.subjectProbationary stagept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectTeaching performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA avaliação do estágio probatório docente no estado do Amazonas: estratégias para garantia de direitos e oportunidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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