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dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rafaela Reis de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922174218234114pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.creatorSouza, Marília Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-20T14:20:28Z-
dc.date.available2018-04-17-
dc.date.available2018-04-20T14:20:28Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6707-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAED / UFJF). The management case seeks to analyze whether the practices developed by the management team at the Presidente Kennedy State School, located in the municipality of Coari-Amazonas, have contributed to the improvement of results in IDEB and IDEAM external evaluations. The study was based on Thelma Polon (2009), in relation to the leadership profiles, Heloisa Lück(2009), referring to the three dimensions of school management: pedagogical; the democratic and the results, among other authors. The methodology used in this research was qualitative and was based on document analysis, interviews and application of questionnaires. On-site visits were also carried out, which allowed the observation of school daily life and made it possible to carry out the relation of theory presented to the management practices performed. The study showed strong participation of in-school and out- school community, interaction and cooperation between teachers and monitoring of educational outcomes. Therefore, the proposed dissertation presents an Educational Action Plan, which consists of guidelines that will subsidize the schools belonging to the Coari Regional Coordination of Education, to the contact and implementation of good practices, identified in the school researched, and that will subsidize the exchange of experiences among other managers, for the improvement of actions and search for quality in education.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). O caso de gestão busca analisar as práticas desenvolvidas pela equipe gestora na Escola Estadual Presidente Kennedy, localizada no Município de Coari (AM), e como elas tem contribuído para a melhoria dos resultados nas avaliações externas, a saber, Prova Brasil e o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Estado do Amazonas (SADEAM) e como tem refletido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado do Amazonas (IDEAM). O estudo foi embasado em referências relativas à gestão, com destaque para os perfis de liderança, de Thelma Polon (2009), e às dimensões pedagógica, democrática e de resultados, pelo viés do trabalho do diretor, baseando-se em Heloisa Lück (2009). Para isso, optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo com análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários. Foram também realizadas visitas in loco, que permitiram a observação do cotidiano escolar e possibilitaram realizar a relação da teoria apresentada às práticas de gestão desempenhadas. O estudo apontou forte participação da comunidade intra- e extra-escolar, interação e cooperação entre os professores e acompanhamento dos resultados educacionais. Portanto, a dissertação – que tem caráter propositivo – ao final apresenta um Plano de Ação Educacional, que se constitui em orientações que subsidiarão as escolas pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação de Coari, ao contato e implementação de boas práticas, identificadas na escola pesquisada, e que subsidiarão a troca de experiências entre os demais gestores, para o aprimoramento das ações e busca da qualidade na educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de gestãopt_BR
dc.subjectGestão democrática e participativapt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão de resultados educacionaispt_BR
dc.subjectManagement practicespt_BR
dc.subjectDemocratic and participatory managementpt_BR
dc.subjectPedagogical managementpt_BR
dc.subjectManagement of educational resultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA influência das práticas de gestão escolar nos resultados das avaliações externas: o caso da Escola Estadual Presidente Kennedypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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