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dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Denise Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857136891942271pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Heitor Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0644851965938871pt_BR
dc.creatorSilva, Rosenilde Soares da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3475074709450559pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-20T13:55:06Z-
dc.date.available2018-04-17-
dc.date.available2018-04-20T13:55:06Z-
dc.date.issued2018-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6703-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed under the scope of Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case study and discuss the educational supervision developed by the Deputy Executive Secretary of the Interior of the Amazon (SEAI). The objectives defined for this study were analyzed by the work developed by supervision considering the impacts resulting from the lack of a standardized supervision instrument and propose actions aimed at improving the school supervision process of the Deputy Executive Secretary of the Interior of the Amazon. We assume as hypotheses that the lack of proper supervisory mechanisms, a regulation that regulates the duties of this professional and, consequently, the establishment of the priorities and objectives for this work, may be the causes that does not the supervision work not yet meeting the expectations involved in process. One quality of research application in the form of means of communication for the production of the data, an interview with the executive Secretary of the Interior and questionnaires elaborated by tool, forms, which were applied to the supervision of SEAI and Regional Education Coordinators. A proposal for the study and analysis of SEAI, from the look of the perspective of some subjects of this process, identifying the fragilities and the potential of the work. As a result of the study and execution Educational Action Plan (PAE), which proposing better work alternatives.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a supervisão educacional desenvolvida pela Secretaria Executiva Adjunta do Interior do Amazonas (SEAI). Os objetivos definidos para este estudo são analisar o trabalho desenvolvido pelos supervisores educacionais da SEAI considerando os impactos decorrentes da ausência de um instrumento padronizado de supervisão e propor ações que visem ao aprimoramento do processo de supervisão escolar da Secretaria Executiva Adjunta do Interior do Amazonas. Assumimos como hipótese que a falta de mecanismos próprios de supervisão, de uma regulamentação que normatize as atribuições deste profissional e, consequentemente, o estabelecimento de prioridades e objetivos para este trabalho, podem ser as causas para que o trabalho de supervisão ainda não esteja atendendo às expectativas dos envolvidos no processo. Fizemos uma abordagem qualitativa de pesquisa, na qual utilizamos para a produção dos dados uma entrevista realizada com a secretária executiva adjunta do interior e questionários elaborados pela ferramenta Google Formulários, que foram aplicados a supervisores da SEAI e coordenadores regionais de Educação. A proposta do estudo foi uma análise da supervisão da SEAI a partir do olhar de alguns sujeitos desse processo, identificando as fragilidades e potencialidades do trabalho. Como resultado do estudo, foi apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE), propondo-se alternativas de melhoria desse trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSupervisão educacionalpt_BR
dc.subjectAprimoramentopt_BR
dc.subjectSecretaria executiva adjunta do Interiorpt_BR
dc.subjectEducational supervisionpt_BR
dc.subjectEnhancementpt_BR
dc.subjectSecretary of the interiorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA supervisão educacional da secretaria executiva adjunta do interior no Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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