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dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Luis de Souza da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6878718102770367pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Alex Fernandes da Veiga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832711276496155pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Itamar Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732432475089669pt_BR
dc.creatorCunha, Rian Dutra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8011340497780422pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-11T19:30:25Z-
dc.date.available2018-04-11-
dc.date.available2018-04-11T19:30:25Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6665-
dc.description.abstractVirtual Reality has countless potential applications for the treatment and development of people with intellectual and multiple disabilities. A combination of traditional cognitive treatment and virtual reality-based methods can offer an effective, safe and interactive approach to the treatment of individuals with disabilities. Based on that, a computational method was proposed to develop a virtual reality system for supporting the cognitive and gross motor coordination development of those people, in a way that makes them more autonomous and able to do daily tasks, so improving their community participation, hence their social inclusion, by simulating and training common tasks people usually do on a daily basis. One of the main concerns of this work was to develop a low cost system, using standard and accessible devices. Furthermore, a hand-based manipulation made by augmented reality markers into the virtual reality environment was proposed, for providing a real-world experience, because, considering the cognitive and motor impairments of the participants, an interaction performed with their own hand would be easier, more intuitive and effective. The results of the experiments demonstrated the effectiveness and feasibility of using virtual reality technologies for the cognitive and motor coordination training of people with intellectual and multiple disabilities, showing that the participants were able to do the task 40% faster on average in the case study 1, which is basically a simulator where the participant should going shopping in a supermarket, and also showing an improvement of 41% related to the mistakes made in the case study 2, in which the patient must to go through a series of challenges that train the gross motor coordination and body balance. Based on the data analysis done after the intervention and also based on the physiotherapist's observation, it was possible to prove that virtual reality-based method can be effective in the cognitive and motor skills development of people with intellectual disabilities.pt_BR
dc.description.resumoA realidade virtual possui inúmeras aplicações potenciais para o tratamento e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Uma combinação do tratamento cognitivo tradicional e métodos baseados em realidade virtual pode oferecer uma abordagem efetiva, segura e interativa ao tratamento de indivíduos com deficiências. Baseado nisso, um método computacional foi proposto para desenvolver um sistema de realidade virtual para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora grossa dessas pessoas, de modo que as tornem mais autônomas e capazes de fazer tarefas diárias, melhorando a participação na comunidade, assim como a inclusão social, a partir da simulação e treinamento de tarefas comuns que as pessoas geralmente executam diariamente. Uma das principais preocupações deste trabalho foi desenvolver com o custo mais baixo possível, utilizando dispositivos padrões e acessíveis _a maioria das pessoas. Além disso, uma manipulação baseada na mão feita com marcadores de realidade aumentada foi proposta, para proporcionar uma experiência do mundo real, pois, considerando as dificuldades cognitivas e motoras dos participantes, uma interação feita com suas próprias mãos seria mais fácil, mais intuitiva e efetiva para as pessoas com deficiências. Os resultados dos experimentos demonstraram a eficácia e viabilidade do uso de tecnologias de realidade virtual para o treinamento cognitivo e motor de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mostrando que os participantes conseguiram executar a tarefa 40% mais rápidos em media no estudo de caso 1, que basicamente _e um simulador onde o participante deve fazer compras em um mercado, e também mostrando uma melhora de 41% em relação aos erros cometidos no estudo de caso 2, no qual o paciente deve passar por uma série de desafios que treinam sua coordenação motora grossa e equilíbrio. Baseado na análise dos dados feita após a intervenção e também baseado na observação da fisioterapeuta, foi possível provar que métodos baseados em realidade virtual podem ser eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência intelectual.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectDéciência intelectual e múltiplapt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectIntellectual and multiple disabilitypt_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectHuman-computer interactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleVirtual reality as an assistive technology to support the cognitive development of people with Intellectual and multiple disabilitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



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