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dc.contributor.advisor1Alvian Junior, Wilson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4959338410444448pt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223482228906928pt_BR
dc.contributor.referee2Maneschy, Pedro Paulo Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3177006029397451pt_BR
dc.creatorMacêdo, Lucilene Cruz de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754790647829055pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-11T15:01:43Z-
dc.date.available2018-04-11-
dc.date.available2018-04-11T15:01:43Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6655-
dc.description.abstractThe present study analyzes Avançar Project (Projeto Avançar), more specifically the difficulties in offering continuing education to the teachers who work in it. The Project was created by the State Secretariat of Education and Teaching Quality of Amazonas (SEDUC-AM) in 2006, and has a specific Curricular Pedagogical Proposal to attend an educational policy to correct the flow of final elementary school students. The Pedagogical Proposal approved by Resolution nº 83/2007 (AMAZONAS, 2007a of the State Council of Education of the Amazon (CEEAM), assures the students from this Project a differentiated methodology, which aims to provide students opportunities to develop competencies and skills in a short period of time. However, in order to develop a differentiated proposal, it is necessary to offer training to the teachers who make up the initiative. However, due to the absence of a systematization of training meetings for the teachers who work in the program, it is necessary to question: what are the difficulties to offer a continuous training to the teachers who work in Avançar Project? The hypothesis defended here is that Avançar Project does not provide continuing education for its teachers. The training is provided by Padre Anchieta Vocational Training Center (CEPAN- SEDUC-AM), and is offered according to the teachers' demand. This demand is sent by the schools to the Coordinators who, in turn, forward the requests. However, the flow of these demands is not always obeyed, which means that the teachers do not have the training they need to work with Avançar Project. Thus, the general objective of this research is to identify the obstacles that SEDUC-AM faces in order to offer continuing education to the teachers from Avançar Project, and propose actions to minimize them. The specific objectives are: I) to describe the difficulties of SEDUC-AM in providing regular training for the teachers from Avançar Project; II) to analyze the factors that make it difficult for teachers of specific training to deal with the methodology of Avançar Project and, finally, III) to propose an Educational Action Plan (PAE) with a continuous training structured to contribute to the pedagogical practice of the teachers who work in the classes of the Project. As a theoretical basis, we sought support in the studies of Nóvoa (1992), Candau (1997) Tardif (2011), Hengemuhle (2008), Mainardes (2006) and Gatti (2010) and Condé (2012). The study methodology is qualitative, and interviews were used as research instruments.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa o Projeto Avançar, mais especificamente as dificuldades na oferta de formação continuada aos professores que nele atuam. O Projeto foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), em 2006, e possui uma Proposta Pedagógica Curricular específica para atender a uma política educacional de correção do fluxo dos alunos do ensino fundamental Anos Iniciais e Finais. A Proposta Pedagógica, aprovada pela Resolução nº83/2007 (AMAZONAS, 2007a), do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM), assegura, aos alunos do Projeto, uma metodologia diferenciada, que visa proporcionar aos discentes oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades em curto período de tempo. Todavia, para desenvolver uma proposta diferenciada, é preciso oferecer a formação para os docentes que compõem a iniciativa. Porém, mediante a ausência de uma sistematização de encontros de formação para os professores que atuam no programa, faz-se necessário questionar: quais as dificuldades para oferta de uma formação continuada para os docentes que atuam no Projeto Avançar? A hipótese aqui defendida é a de que o projeto Avançar não prevê formação continuada para os seus professores. As formações estão a cargo do Centro de Formação Profissional Padre Anchieta (CEPAN), e são oferecidas conforme a demanda dos professores. Esta demanda é encaminhada pelas escolas às Coordenadorias que, por sua vez, encaminham as solicitações. Entretanto, nem sempre o fluxo destas demandas é obedecido, o que faz com que os docentes fiquem sem a formação de que necessitam para atuar no PA. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é identificar os entraves que a SEDUC/AM enfrenta para ofertar a formação continuada aos professores do Projeto Avançar, além de propor ações para minimizá-los. Os objetivos específicos são: I) descrever as dificuldades da SEDUC/AM em oferecer a formação com regularidade para os professores do Projeto Avançar; II) analisar os fatores que dificultam a oferta, aos professores, de formação específica para lidar com a metodologia do Projeto Avançar e, por fim, III) propor um Plano de Ação Educacional (PAE), com uma estrutura de formação continuada aos professores do Projeto Avançar, que possa contribuir para a prática pedagógica dos docentes que atuam nas turmas do Projeto. Como fundamentação teórica, buscou-se suporte nos estudos de Nóvoa (1992), Candau (1997) Tardif (2011), Hengemuhle (2008), Mainardes (2006), Gatti (2010) e Condé (2012). A metodologia de estudo é qualitativa e, para tanto, utilizou-se as entrevistas como instrumentos de pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorreção do fluxo escolarpt_BR
dc.subjectProjeto avançarpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectStudent flow correctionpt_BR
dc.subjectAvançar projectpt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectTeachers’ formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores do Projeto Avançar: um desafio para as coordenadorias distritais de educação da rede pública estadual de ensino do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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