Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6650
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcellamedeirosmascaro.pdf13.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158859691850299pt_BR
dc.contributor.referee1Louza Junior, Nelson Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3625666209496125pt_BR
dc.contributor.referee2Vargas, Dênis Emanuel da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6717376475817937pt_BR
dc.creatorMascaro, Marcella Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7542637081110511pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-11T11:15:17Z-
dc.date.available2018-04-10-
dc.date.available2018-04-11T11:15:17Z-
dc.date.issued2018-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6650-
dc.description.abstractThis research addresses an attempt to circumvent the current reality of the teaching of mathematics in our country. Activities have been proposed, that can be included in the planning of the teacher, and at the same time, explore the construction of meaning by the students, helping to minimize the difficulties that they use to have in this school subject and making them receive the knowledge in the more enriching way. To this end, it argues the combined work between the components of elementary education mathematics (arithmetic, geometry and algebra), as well as the construction of tables for analysis and data organization, through the use of manipulable materials: Tangram and Golden Beads Material. These materials can easily be found within the school and which, in principle, would be used only in the firsts grades of elementary school. Strengthening this argument, we have historical studies on the Mathematics, a brief contextualization of the current teaching of this subject, as well as the legislation in force in our country. From this dissertation it can be seen that, even in the simple materials, we found strong allies in an attempt to enrich our classes and do something different and enlightening for the students.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa aborda-se uma tentativa de contornar a realidade em que se encontra o ensino de Matemática em nosso país. Foram propostas atividades que possam ser inseridas no planejamento do professor, e que, ao mesmo tempo, explorem a construção de significado pelo aluno, ajudando a minimizar dificuldades que os estudantes costumam ter com esta disciplina, e fazendo com que eles possam captar o conhecimento de forma mais enriquecedora. Para isso, defende-se um trabalho conjunto entre as vertentes da Matemática do Ensino Básico (aritmética, geometria e álgebra), bem como a construção de tabelas para análise e organização de dados, através do uso dos materiais manipuláveis: Tangram e Material Dourado. Materiais esses que podemos encontrar facilmente dentro da própria escola e que, a princípio, seriam utilizados apenas no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Fortalecendo essa argumentação, temos estudos históricos sobre a Matemática, uma breve contextualização do ensino atual desta disciplina, bem como a legislação vigente em nosso país. A partir desta dissertação pode-se perceber que, até nos materiais mais simples, são encontrados fortes aliados na tentativa de enriquecer nossas aulas e fazer algo diferenciado e esclarecedor para nossos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividadespt_BR
dc.subjectMaterial Douradopt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectActivitiespt_BR
dc.subjectGolden Beads Materialpt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMaterial Dourado e Tangram como aliados da prática docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.