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dc.contributor.advisor1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7660834171810480pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Carla Montuori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731982225546672pt_BR
dc.creatorNunes, Bárbara Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T12:08:34Z-
dc.date.available2018-04-10-
dc.date.available2018-04-10T12:08:34Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6633-
dc.description.abstractThe present research project has as its objective how the news media built up an image of ex-president Dilma Rousseff (PT- Workers Party) during the political crisis. Part of the hypothesis that the media reflected and reproduced masochistic aspects that are still present in our society. To confirm this an article written of the history of woman, the feminine movement which won women's social and civil rights, as well as the importance of the media framing and recording the events. Discussing the relationship between the news media and politics and how feminism is represented. The whole political history of Dilma Rousseff was traced as was how Brazilian magazines manifested their opinions. By way of their front covers. The period analyzed is from June 2013 when the first street demonstrations appeared that had an impact on the popularity of her first mandate and passing electoral dispute of 2014 until the profound political, economic and institutional crisis which culminated in the impeachment of the president in August 2016. By means of methodology analysis of the content, it was observed that 53 front covers of the four principle national magazines: Veja, IstoÉ, Época and Carta Capital. The research picture of the coverage by the news media shows a negative attitude with relation to Dilma, focusing, many times, on questions which refer to misogyny. This demonstrates that in state of all the social gains, women still have many barriers to cross in order to gain more liberty.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar como a mídia construiu a imagem da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante a crise política. Parte-se da hipótese de que a mídia refletiu e reproduziu aspectos machistas ainda presentes em nossa sociedade. Para verificar isto, foi feito um histórico sobre a história da mulher, do movimento feminista que conquistou os direitos sociais e civis das mulheres, bem como a importância da mídia em enquadrar e retratar os acontecimentos. Discutiu-se ainda a relação da mídia com a política e a mídia como cenário de representação feminina. Foi traçado todo o histórico político de Dilma Rousseff e de como as revistas brasileiras manifestaram sua opinião por meio de suas capas. O período analisado contempla desde as Jornadas de Junho de 2013, quando surgiram as primeiras manifestações de rua, que impactaram na popularidade da petista em seu primeiro mandato, passa pela disputa eleitoral de 2014 até se chegar ao aprofundamento da crise política, econômica e institucional, culminando no impeachment da presidente em agosto de 2016. Por meio da metodologia de análise de conteúdo, foram observadas 53 capas das quatro principais revistas nacionais: Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital. A pesquisa retrata a cobertura da imprensa com um enquadramento negativo em relação à Dilma, focando, muitas vezes, em questões que remetem à misoginia. Isso demonstra que, apesar de todos os ganhos sociais, as mulheres ainda têm muitas barreiras a serem enfrentadas em busca de maior liberdade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectDilma Rousseffpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectDilma Rousseffpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA imagem de Dilma Rousseff: a construção do estereótipo feminino na crise políticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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