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dc.contributor.advisor1Mesquita, Lina Kátia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Rogeria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.creatorDias, Katia Cristina Varme-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-05T10:49:56Z-
dc.date.available2016-02-03-
dc.date.available2016-02-05T10:49:56Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/657-
dc.description.abstractThis research discusses about Pedagogical Monitoring Program implemented by the Municipal Education Department of the city of Belo Horizonte in 2008 – as a pilot project and from year 2009 as a policy of the Municipal Education Network – RME/BH. That intends to assist in implementation of educational guidelines of SMED and applicability of the educational policy of the municipality directly in school. This monitoring is performed either with managers and coordinators sometimes with teachers and students. Being a differentiated activity presents progress and challenges which makes monitoring the RME/BH an exceptional action among brazilian educational systems. Under the theoretical support from Heloísa Luck (2009) and Craig E. Richards (1998) about the processes pedagogical-educational monitoring describes and analyzes the process of constituting political pedagogical this monitoring especially highlighting the work of pedagogical support primarily carried out through fundamental reflections on the results of internal and external assessments done by school and proposes a redesign of these and other actions. In this study of case were used as research instruments, the documental investigation and interviews with scripts semi-structured that made possible the studies of political history, its development, its applicability, its acceptance and contribution to the implementation of the others municipal education policies. The first chapter presents The Pedagogical Monitoring Program of the city of Belo Horizonte, its implementation and its actions. The second chapter studies theoretically the monitoring processes and investigates the design of monitoring that the actors involved in the municipal education network program have. Finally, the third and final chapter proposes a redesign of the program and some of their actions, from an intervention proposal that provides the most adequate understanding of the program by schools and institutionalize the monitoring team teaching. It also suggests the creation of a manual focusing better dissemination and understanding of the program, as well as a redesign of the tender guidelines. The action proposals seek to improve the educational service for schools aiming to improve the education offered by the municipality.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação discorre sobre o Programa de Monitoramento Pedagógico implantado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - em 2007- como projeto piloto e a partir de 2009 como uma política da Rede Municipal de Educação – RME/BH – que objetiva auxiliar na implementação das diretrizes educacionais da SMED e na aplicabilidade da política educacional do município diretamente na escola. Este monitoramento é realizado ora com gestores e coordenadores, ora com professores e alunos. Por ser uma atividade diferenciada, apresenta progressos e desafios, o que faz do monitoramento da RME/BH uma ação única dentre os sistemas educacionais brasileiros. Sob o suporte teórico de Heloísa Luck (2009) e Craig E. Richards (1998) acerca dos processos de monitoramento pedagógico-educacional, descreve-se e analisa-se o processo de constituição político-pedagógica deste acompanhamento - em especial ressaltando o trabalho de suporte pedagógico realizado, principalmente, através de reflexões fundamentadas nos resultados das avaliações internas e externas feitas pela escola - e se propõe um redesenho dessas e de outras ações. Neste estudo de caso foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, a investigação documental e entrevistas com roteiros semiestruturados que possibilitaram o estudo do histórico da política, seu desenvolvimento, sua aplicabilidade, sua aceitação e a contribuição para a implementação das demais políticas educacionais municipais. O primeiro capítulo apresenta o Programa de Monitoramento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do município de Belo Horizonte, sua implementação e suas ações. O segundo capítulo estuda, teoricamente, os processos de monitoramento e investiga a concepção de monitoramento que os atores envolvidos no programa da Rede Municipal de Educação possuem. Enfim, o terceiro e último capítulo, propõe um redesenho do programa e de algumas de suas ações, a partir de uma proposta de intervenção que proporcione a compreensão mais adequada do programa pelas escolas e institucionalize a equipe de acompanhamento pedagógico. Sugere, ainda, a criação de um manual focalizando uma melhor divulgação e compreensão do programa, além de um redesenho do caderno de orientações. As propostas de ação buscam aprimorar o atendimento pedagógico às escolas, visando a melhora do ensino oferecido pelo município.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Pedagógicapt_BR
dc.subjectMonitoramento Pedagógicopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducational Managementpt_BR
dc.subjectEducational Monitoringpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA política de monitoramento pedagógico da RME/BH e as ações de suporte educativo: práticas, desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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