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dc.contributor.advisor1Mendes, Moema Rodrigues Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658007699398800pt_BR
dc.contributor.referee1Lage, Verônica Lucy Coutinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2946182469394566pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8150634515476939pt_BR
dc.creatorSouza, Maria Claudia Helena de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3361150167022007pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T14:48:03Z-
dc.date.available2018-04-04-
dc.date.available2018-04-04T14:48:03Z-
dc.date.issued2013-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6563-
dc.description.abstractThis research presents a study on the novel Memórias sem malícia de Gudesteu Rodovalho, by the Brazilian writer Gilberto de Alencar, from a documentary set of exchanged letters to the writer. This epistolary dialogue was enlarged by the increase of the missives of Cosette de Alencar, who was a writer and also the holder's daughter. This collection, stored in Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) in Juiz de Fora, defined two strealines of investigation: the first one was the elaboration of a new edition of sources or annotated edition of missives, which was done to comment on the chosen book, and the second one had its origin in the criticism of the signatories, which used the epistolary writing to reflect upon the intertextual relation between the cited book and the book O Ateneu, by Raul Pompéia. To do so, two theoretical sources were the base of this research: the intertextuality, responsible for part of the developed studies, and the Genetic Criticism, which pointed out the other part of the records, allowing the reader to make insights of the context from the text. This is the great enchantment of the personal archive: to reveal the man-writer attested by the spontaneity and by the intimacy that have marked the personal letterexchanging.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo da obra Memórias sem malícia de Gudesteu Rodovalho, do escritor mineiro Gilberto de Alencar, a partir de um conjunto documental de cartas remetidas ao escritor. Este diálogo epistolar foi ampliado com o acréscimo da correspondência de Cosette de Alencar, escritora e filha do titular. Este acervo, depositado no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), em Juiz de Fora, definiu duas condutas de investigação: a primeira foi a elaboração de uma edição de fontes ou edição anotada das missivas, que se destinou a comentar o romance escolhido, e a segunda teve sua origem nas críticas dos signatários, que se valeram da escrita epistolar, para glosar sobre a relação intertextual situada entre o romance citado e a obra O Ateneu, de Raul Pompéia. Duas fontes teóricas, portanto, fundamentaram esta pesquisa: a intertextualidade, responsável por parte dos estudos desenvolvidos, e a Crítica Genética, responsável pela parte dos registros, permitindo intuir o contexto por trás do texto. Este é o grande feitiço do arquivo pessoal: revelar o homem-escritor atestado pela espontaneidade e pela intimidade que marcaram a correspondência pessoal.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsCES/JFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemórias sem malícia de Gudesteu Rodovalhopt_BR
dc.subjectO Ateneupt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectArquivo pessoalpt_BR
dc.subjectMemórias sem malícia de Gudesteu Rodovalhopt_BR
dc.subjectO Ateneupt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectPersonal archivept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleMemórias sem malícia de Gudesteu Rodovalho, de Gilberto de Alencar, e O Ateneu, de Raul Pompéia – leitura em movimento: incursões intertextuais e arquivo pessoalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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