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dc.contributor.advisor1Caldeira, Ana Maria de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9980971361333147pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria Filomena Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5202429496910500pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Ana Claudia Bortolozzi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418187005680125pt_BR
dc.contributor.referee3Auad, Daniela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8903433226323112pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Paulo Rennes Marçal-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163791603588084pt_BR
dc.creatorRabello, Sylvia Helena dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6338987214077542pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T19:38:57Z-
dc.date.available2018-04-03-
dc.date.available2018-04-03T19:38:57Z-
dc.date.issued2012-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6536-
dc.description.abstractThis research was undertaken from a course of Sexuality Education, part of the diversified component of the school curriculum in the 9th grade of elementary school at a public school in the city of Juiz de Fora - MG, Brazil. Sexuality and gender are taken in its broadest dimension, understood as historical, social and cultural constructions. The specific objectives aimed at identifying and analyzing sexuality and gender representations held by students as well as analyzing the content of sexuality and gender in this cultural pedagogies and their use in educational contexts. The qualitative methodology was taken for data collection, like participant observation, in which the researcher also served as a teacher of the course. Data analysis relied on content analysis of the students speech that were obtained from transcripts of classes activities, which were audio-recorded. Students written productions and media artifacts were also analyzed. The results indicated that the students maintain representations of sexuality as sexual practices. Gender relations were recognized as unequal and naturalized, even when differences and inequalities were attributed to social factors. The class discussions, however, allowed the reflection about the concept of sexuality as well as gender relations, promoting the incorporation of new elements for consideration. The cultural pedagogies, in general, present biologizing and essentialist notions about sexuality and gender, conveying stereotypical representations that deserve questioning in teaching contexts. The implications of the research refer to the contribution to the knowledge in the area, favoring the planning of teaching strategies in order to broaden the notion of sexuality and gender of the students, covering social and cultural aspects.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi empreendida a partir de um curso de Educação em Sexualidade, componente da parte diversificada do currículo escolar do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Juiz de Fora – MG, Brasil. Sexualidade e gênero são tomados em seu conceito amplo, entendidos como construções históricas, sociais e culturais. Os objetivos específicos visaram identificar e analisar representações de sexualidade e gênero sustentadas pelos/as alunos/as bem como analisar o conteúdo de sexualidade e gênero presente em pedagogias culturais e sua utilização em contextos de ensino. A metodologia adotada para a coleta dos dados foi de natureza qualitativa, do tipo observação participante, em que a pesquisadora atuou também como professora do curso. A análise dos dados apoiouse na análise de conteúdo das manifestações dos/as alunos/as obtidas a partir das transcrições das aulas, que foram gravadas em áudio. Também foram analisadas produções escritas dos/as alunos/as e artefatos de mídia que abordam temas de sexualidade e gênero. Os resultados indicaram que os/as alunos/as sustentam representações de sexualidade associadas, sobretudo, às práticas sexuais. As relações de gênero foram reconhecidas como desiguais e naturalizadas, mesmo quando as diferenças e desigualdades foram atribuídas a fatores sociais. As discussões em classe, porém, oportunizaram a reflexão a respeito do conceito de sexualidade bem como sobre as relações de gênero, favorecendo a incorporação de novos elementos para sua consideração. As pedagogias culturais, de modo geral, veiculam noções essencialistas e biologizantes a respeito da sexualidade e do gênero, veiculando representações estereotipadas que merecem a problematização em contextos de ensino. As implicações da pesquisa referemse à contribuição para a produção do conhecimento na área, favorecendo o planejamento de estratégias didáticas com vistas a ampliar a noção de sexualidade e gênero dos/as estudantes, abrangendo os aspectos sociais e culturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho- Baurupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsUNESP-Baurupt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em sexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPedagogias culturaispt_BR
dc.subjectEscola básicapt_BR
dc.subjectSexuality educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectCultural pedagogiespt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
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