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dc.contributor.advisor1Andrade, Altamir Celio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8022872642339576pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rodrigo Fialho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3965913060508609pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Luiz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.creatorGouvêa, Alana Adães de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9406795749428866pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T19:05:02Z-
dc.date.available2018-04-03-
dc.date.available2018-04-03T19:05:02Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6533-
dc.description.abstractThe present research aims at making a study of the work Inocência, of Viscount of Taunay. This analysis is based on the concepts of space, as proposed by Gaston Bachelard's phenomenology and hospitality, according to the thinking of Jacques Derrida. This investigation, therefore, seeks to ponder over the house, seeing it as a space that suggests identity to the human being and that is intimately connected to hospitality as an act that presupposes the offering of oneself and that makes the house a corner of the world. As Gaston Bachelard and Emmanuel Levinas reflect, the possession and use of this place pass between dreams and needs, not necessarily generating the intimacy in the the reception. Since the literary text is considered to be one of the privileged places of studies in the search for an understanding of the conflicts and doubts that affect the human being, this research aims to highlight the peculiarities and the current features of the observations of Taunay , visualizing the house of Minas, its attractions and its secrets. So, starting out from the regional, one seeks to arrive at a perception of what can be called the universal house. In addition to this, the charms and the limitations, the characteristics and the strangeness that happens when they receive the other, offer the most intricate and diversified symbolisms. This is because the house, although closed in on itself, is open to the world, highlighting the contrast between inside and outside, self and other, departures and arrivals. With regard to a conceptualization of hospitality in the face of the reality of yesterday and today, one can demonstrate the uncertainties of the the concept itself, its ambiguity, its unconditionality and its consequences in the public and personal treatment of coexistence and of social precepts. It is in this direction then that the present examination takes its place, that is, a reading of Inocência, seeking to better understand the referential of the house, considering the hypotheses presented and contributing to the growth of the critical collection of the Viscount of Taunay.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende fazer um exame da obra Inocência, de Visconde de Taunay. Tal análise se apoia nos conceitos de espaço, como proposto pela fenomenologia de Gaston Bachelard e de hospitalidade, conforme o pensamento de Jacques Derrida. Esta investigação busca, portanto, demorar-se sobre a casa, enxergando-a como um espaço que sugere identidade ao ser humano e que está intimamente ligado à hospitalidade como ato que pressupõe o oferecimento de si e que torna a casa um canto do mundo. Como refletem Gaston Bachelard e Emmanuel Levinas, sua posse e uso transitam entre os sonhos e as necessidades não gerando, necessariamente, a intimidade do acolhimento. A partir do momento em que se considera que o texto literário é um dos lugares privilegiados dos estudos na busca da compreensão dos conflitos e das dúvidas que acometem o ser humano, essa pesquisa almeja evidenciar as peculiaridades e atualidades dos registros de Taunay, visualizando a casa do mineiro, os seus atrativos e os seus segredos. Assim, a partir do regional procura-se chegar a uma percepção do que se pode chamar de casa universal. Além disso, os seus cantos e (des)encantos, as suas características, os estranhamentos que acontecem quando nela se recebe o outro, oferecem as mais intrincadas e diversificadas simbologias. Isso porque a casa, embora fechada em si mesma, está aberta para o mundo, realçando o contraste entre o dentro e o fora, o eu e o outro, as partidas e chegadas. No que concerne a uma conceituação da hospitalidade frente a uma realidade de ontem e de hoje, pode-se demonstrar as incertezas do próprio conceito, a sua ambiguidade, a sua incondicionalidade e as suas consequências no trato público e pessoal das convivências e dos preceitos sociais. É nessa direção que o presente exame tem o seu lugar, qual seja, uma leitura de Inocência, buscando entender melhor o referencial da habitação, considerando as hipóteses apresentadas e contribuindo para o crescimento do acervo crítico de Visconde de Taunay.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsCES/JFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCasapt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectUniversalidadept_BR
dc.subjectVisconde de Taunaypt_BR
dc.subjectHousept_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectHospitalitypt_BR
dc.subjectUniversalitypt_BR
dc.subjectViscount of Taunaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA casa mineira como um canto do mundo: da inocência de Taunay à universalidade do espaçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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