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dc.contributor.advisor1Fonseca, Leonardo Goliatt da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9030707448549156pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Eduardo Pestana de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9530065975903052pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Luciana Conceição Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986138014246480pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Eduardo Krempser da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399601756512708pt_BR
dc.creatorSoares, Nielson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243353891930501pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T18:03:27Z-
dc.date.available2018-03-27-
dc.date.available2018-03-27T18:03:27Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6513-
dc.description.abstractRailroad switch machines are important electromechanical equipment in a railway network, and the occurrence of failures in such equipment can cause railroad interruptions and lead to potential economic losses. Thus, an early diagnosis of these failures can represent a reduction of costs and an increase in productivity. This dissertation aims to propose a predictive model, based on computational intelligence techniques, to solve this problem. The applied methodology includes the use of features extraction and selection techniques based on hypothesis tests and unsupervised machine learning models. The proposed model was tested in a database made available by a Brazilian railway company and proved to be efficient when considering as critical the operations performed close to the operation classified as failure.pt_BR
dc.description.resumoAs máquinas de chave são equipamentos eletromecânicos de grande importância em uma malha ferroviária. A ocorrência de falhas nesses equipamentos pode ocasionar interrupções das ferrovias e acarretar potenciais prejuízos econômicos. Assim, um diagnóstico precoce dessas falhas pode representar uma redução de custos e um aumento de produtividade. Essa dissertação tem como objetivo propor um modelo preditivo, baseado em técnicas de inteligência computacional, para a solução desse problema. A metodologia aplicada compreende o uso de técnicas de extração e seleção de características baseada em testes de hipóteses e modelos de aprendizado de máquina não supervisionado. O modelo proposto foi testado em uma base de dados disponibilizada por uma empresa ferroviária brasileira e se mostrou eficiente ao constatar como críticas as operações realizadas próximas à operação classificada como falha.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Modelagem Computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMáquinas de chavept_BR
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectPrevisão de falhaspt_BR
dc.subjectRailroad switchpt_BR
dc.subjectComputational intelligencept_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectFailure predictionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleTécnicas de aprendizado de máquina não supervisionado para a prevenção de falhas em máquinas de chavept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Modelagem Computacional (Dissertações)



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