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dc.contributor.advisor1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.contributor.referee1Salgado, Ana Cláudia Peters-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774838P4pt_BR
dc.contributor.referee2Calvelli, Haudrey Germiniani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771441E7pt_BR
dc.creatorMagalhães, Luciana Gomes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231178E3pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-03T13:20:32Z-
dc.date.available2016-02-03-
dc.date.available2016-02-03T13:20:32Z-
dc.date.issued2014-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/650-
dc.description.abstractThe results from IDEB published in 2010 indicated that the Secondary School in the state of Rio de Janeiro had the worst school flow in the country. Since then, a number of measures were taken, from replacing management positions at the Education Secretariat, to the implementation of a new education, management, budget and finance, and communication and transparency policy. To solve the high rate of student age/grade distortion in the network, SEEDUC implemented the Autonomy Program in partnership with the Roberto Marinho Foundation. Structured in modules, with didactic resources of their own and based on single teacher and on tele-classroom methodology, the program was deemed suitable to ensure student learning and to address the flow issues in the network. The objective of this research is to propose improvements in the implementation and analysis of the Autonomy Program in state schools of Rio de Janeiro, based on the analysis of the process of implementation of such program in three schools of the network. In order to achieve this goal the research utilized the theoretical contributions on school administration and management policy implemented in the state educational system, called Integrated School Management (GIDE, in Portuguese). The empirical research was conducted in three schools located in the municipality of Nova Iguaçu and employed the qualitative method, as a case study, applying data gathering tools, such as documental and bibliographic review; interviews with managers of the surveyed schools and indirect observations to the implementation of the program. The data shows that in schools where the manager is more integrated into state policies, the results tend to be better. Thus, managers who have such commitment have greater understanding of the proposed methodology and create favorable conditions for the successful development of the program. In view of the good practices developed in two of the schools surveyed, in which managers have the profile mentioned above, the final stage of the dissertation is the indication of an action plan to be implemented in all schools contemplated by the Autonomy Program for having high rates of students in age/grade distortion.pt_BR
dc.description.resumoOs resultados do IDEB publicados em 2010 indicaram que o Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro possuía o pior fluxo escolar do país. A partir de então, uma série de medidas foram tomadas, desde a substituição da gestão da própria Secretaria de Educação, até a implementação de uma nova política de ensino, de gestão, de orçamento e finança e de comunicação e transparência. Para resolver a alta taxa de distorção idade/série existente na rede, a SEEDUC implantou o Programa Autonomia em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Estruturado em módulos, com recursos didáticos próprios e baseado na unidocência e na Metodologia Telessala, o programa foi considerado adequado para garantir a aprendizagem dos alunos e a correção do fluxo na rede. O objetivo desta pesquisa é propor melhorias no processo de implementação e apropriação do Programa Autonomia nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, a partir da análise do processo de implementação do referido programa em três escolas da rede. Para realização de tal objetivo a pesquisa utilizou-se dos aportes teóricos sobre a administração escolar e a política de gestão implementada na rede estadual de educação, denominada Gestão Integrada da Escola (GIDE). A pesquisa empírica foi realizada em três escolas localizadas no município de Nova Iguaçu e valeu-se do método qualitativo, por ser um estudo de caso, utilizando-se de ferramentas para a coleta de dados, como: a análise documental e bibliográfica; entrevistas com os gestores das escolas pesquisadas e observações indiretas à implementação do programa. Os dados mostram que nas escolas em que o gestor está mais integrado às políticas estaduais, os resultados tendem a ser melhores. Dessa forma, os gestores que apresentam tal comprometimento possuem maior apropriação da proposta metodológica e criam as condições favoráveis para o bom desenvolvimento do programa. Tendo em vista as boas práticas desenvolvidas em duas das escolas pesquisadas em que os gestores têm o perfil supramencionado, na etapa final do texto é indicado um plano de ação a ser aplicado em todas as escolas contempladas com o Programa Autonomia por possuírem altos índices de alunos em distorção idade-série.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Autonomiapt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectFluxo Escolarpt_BR
dc.subjectDistorção Idade-Sériept_BR
dc.subjectReprovação Escolarpt_BR
dc.subjectAutonomy Programpt_BR
dc.subjectSchool Managementpt_BR
dc.subjectSchool Flowpt_BR
dc.subjectAge/Grade Distortionpt_BR
dc.subjectSchool Repetition Ratespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstudo do Programa Autonomia em três escolas de Nova Iguaçu/RJ: possibilidades de diminuir a distorção idade-sériept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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